> TABOCAS NOTICIAS : Petrolífera de Eike sofre novo revés em planos de exploração

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Petrolífera de Eike sofre novo revés em planos de exploração

Em meio a uma grave crise de credibilidade, a petrolífera OGX, do grupo do empresário Eike Batista, parece ter sofrido um novo revés em seus planos para levar adiante recém-anunciados projetos de exploração na área de petróleo e gás.

Na segunda-feira, a OGX anunciou estar negociando parcerias para explorar os blocos que arrematou sozinha na 11ª rodada de leilões de petróleo e gás, realizada em maio.

O anúncio foi feito semanas antes do prazo final para a empresa apresentar para a Agencia Nacional do Petróleo (ANP) as garantias financeiras pelas áreas arrematadas nesse leilão ─ e dava a entender que a parceria ajudaria a conseguir tais garantias. Mas uma declaração feita em Londres pela diretora da ANP, Magda Chambriard, parece descartar essa possibilidade.

“A regra diz o seguinte: não é possivel ceder o direito (de exploração para parceiros) antes de assinar o contrato. Qualquer coisa em relação à cessão de direitos tem de ser feita após a assinatura de contratos. Houve uma oferta baseada em uma participação e aquela proposta tem de ser honrada daquela forma”, disse Chambriard, em entrevista à BBC.

“Nesse momento eles (a OGX) não têm licença (de exploração) nenhuma, apenas uma expectativa de direito. Para eles terem a licença vão ter de submeter a garantia financeira e assinar o contrato. A partir do momento que assinarem esse contrato, aí sim podem buscar parceiros”, havia explicado em uma entrevista coletiva, pouco antes.

“E se não forem capazes de submeter tais garantias, o que vamos fazer é chamar o segundo lugar (no leilão).” Segundo Chambriard, a ANP quer fazer uma “assinatura simbólica” dos contratos da última rodada de leilões no dia 6 de agosto. Mas poderia flexibilizar esse prazo em alguns dias para companhias que tenham “dificuldade de apresentar as garantias”. “Não vou prejudicar uma companhia ou outra por causa de uma semana ou quinze dias”, afirmou.

Crise da OGX
Mergulhada em uma grave crise de credibilidade desde o anúncio de inviabilidade comercial de quatro dos campos de petróleo que explorava na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, a OGX viu seu valor despencar nas bolsas de valores nos últimos dias e está tendo de lidar com endividamento e falta de recursos para investir.
Pelo direito de explorar as dez áreas conseguidas no leilão de maio, situadas em bacias no Ceará, na foz do rio Amazonas e no rio Parnaíba, a empresa precisaria depositar R$ 377 milhões em bônus (pagamento para assegurar a licença). Além disso, para explorar tais blocos, também teria de fazer um investimento mínimo de R$ 2,6 bilhões.
“A companhia está trabalhando na solução para garantir o programa exploratório mínimo dos blocos arrematados e acredita ter condições de apresentar essas garantias”, afirmou a OGX, em comunicado na segunda-feira. “Como é prática na indústria do petróleo, negocia parcerias para os blocos que arrematou sozinha”, completou.
Questionada sobre se haveria alguma preocupação com a capacidade da OGX de apresentar as garantias no dia 6, Chambriard foi enfática: “Se ela não assinar o contrato, outra assina.” Fonte: BBC BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário