> TABOCAS NOTICIAS : Maioria estudantes têm dúvidas quanto a nota final do Enem

domingo, 7 de julho de 2013

Maioria estudantes têm dúvidas quanto a nota final do Enem

Uma pesquisa realizada pela empresa Conecta revela que pouco mais da metade dos entrevistados (58%) confia no sistema de correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Porém, 62% declararam que entendem mais ou menos como é obtida a nota final, 24% não entendem e aoenas 14% entendem muito bem.
A empresa, por meio do painel online Conectaí, ouviu estudantes que acessara o site Guia do Estudante. Do total, 23% informaram não confiar no modelo de correção, enquanto 20% são indiferentes - não confiam nem desconfiam.
Feita entre os dias 4 e 9 de junho, a pesquisa ouviu 1.953 internautas. A participação foi voluntária.
A maior parte dos entrevistados informou corretamente o uso do Enem para participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para obter o certificado d conlusão do ensino médio ou para concorrer a uma bolsa do ProUni (Programa Universidade Para Todos).
Alguns pontos, no entanto, ainda suscitam dúvidas entre os estudantes. Segundo 9% deles, a nota do Enem não pode ser usada para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), apesar de ser obrigatória para a solicitação desse empréstimo. Já 6% declararam que vão prestar o Enem para tentar uma vaga na USP (Universidade de São Paulo), sem saber que a instituição não utiliza mais as notas do exame em seu processo de seleção.
O estudo revela também que 73% dos entrevistados pretende usar o Enem para participar do Sisu; 44% também vão utilizá-lo para concorrer a uma bolsa do ProUni e outros 27% para um financiamento do Fies.
De todos os estudantes ouvidos pela pesquisa, 5% farão a prova para obter uma vaga na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e 4% buscam acesso à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).Fonte: Com informações do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário