> TABOCAS NOTICIAS : Leite desnatado não ajuda na perda de peso, diz estudo

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Leite desnatado não ajuda na perda de peso, diz estudo


Trocar o leite integral pela versão desnatada é uma das substituições mais simples para quem está começando uma dieta. Um novo estudo sugere que a bebida não ajuda no processo de emagrecimento e ainda contribui para a epidemia de obesidade. De acordo com pesquisadores de Harvard, pessoas costumam comer e beber porções maiores de leite e derivados com pouca gordura, o que não ajuda na perda de peso.


Segundo os cientistas, apenas 4% do leite integral é composto por gorduras. O estudo revelou que os voluntários que consumiam regularmente o leite com baixo teor de gordura (cerca de 1%), estavam acima do peso quando comparados aos que ingeriam a bebida com 2% de gorduras saturadas em sua composição.

Leite desnatado contém mais açúcar em sua composição

Entre as possíveis explicações para os resultados está o fato de que as empresas que comercializam laticínios com teor reduzido de gordura podem aumentar os níveis de açúcar para melhorar seu sabor. Em geral, as pessoas que costumam consumir o leite desnatado também passam a aumentar as porções diárias, o que faz com que a redução de calorias nesta versão da bebida não tenha muita importância para a dieta.

Versão com baixo teor de gordura é pobre em nutrientes essenciais


Os pesquisadores também reforçam que o leite desnatado é pobre em nutrientes quando comparado a versão tradicional. O leite integral é fonte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, além de cálcio e fósforo, minerais que atuam junto com a vitamina D no processo de fortalecimento dos ossos. No entanto, estas vitaminas precisam ser entregues junto com a gordura para que os nutrientes estejam disponíveis no organismo. Isso significa que retirar a gordura do leite torna difícil ou impossível a absorção de substâncias importantes para a saúde, presentes na bebida. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário