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sexta-feira, 26 de julho de 2013

ITABUNA-BA: Projeto IMIC oferece cursos grátis

O Projeto Link Aprendiz, de realização do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (IMIC), está em Itabuna e oferece cursos gratuitos para qualificação de jovens e adultos que já terminaram ou ainda estão cursando o ensino médio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Paróquia Santa Rita, bairro São Caetano; Escola Norma Vídero, no Fonseca; Condomínio Pedro Fontes I, no Antique e na Associação Padre Paulo Tonnuci, bairro Monte Cristo. Os cursos serão realizados no próprio local de inscrição.
O IMIC é uma instituição de caráter técnico-científico-cultural, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de, entre outras coisas, prover os formadores de opinião e empresários de informações e reflexões úteis ao desenvolvimento econômico do Estado, em particular, do Nordeste e do Brasil. Atualmente, o IMIC está promovendo cursos profissionalizantes em 10 cidades da Bahia, em parceria com a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI).

Os cursos disponíveis são de: Informática, Inglês, Português e Conhecimentos Gerias, com turnos matutino, vespertino e noturno. Ao final, o aluno recebe um diploma de conclusão de curso de 100 horas.

O PROJETO

Atualmente no Brasil, muito se fala sobre o desenvolvimento do país e o crescimento de sua economia, fala-se também sobre a melhoria do nível de vida de sua população. Dentro deste contexto, a figura do Estado tem sido determinante para oferecer condições para que cada cidadão possa desenvolver seu potencial, seja como profissional ou como individuo inserido na sociedade. Por diversas vezes o Estado tem papel preponderante na mudança de vida e condições de crescimento da população. Faz parte da Política de Estado, fomentar o desenvolvimento e o crescimento do país, através de ações que resguarde os menos afortunados e necessitados.

Neste cenário, algumas medidas são fundamentais que sejam postas em prática, evitar que a fome e a miséria destruam as chances dos indivíduos mais necessitados é a principal meta do Governo Federal e compartilhada pelos Governos Estaduais e Governos Municipais, assim nasceram algumas dos principais Programas de Governo, com foco no combate a fome e a miséria. Nos últimos anos o país tem alcançado tais metas e é perceptível a melhoria de vida desta faixa da população. Porém, após saciar a fome imediata, o cidadão quer buscar formas honestas e honrosas de suprir suas necessidades pessoais.

Para suprir tais necessidades é que se busca o trabalho, como forma de subsistência e sobrevivência, no entanto, quando se busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o cidadão mais humilde, esbarra num grande obstáculo, que é possuir as condições básicas para executar os trabalhos pretendidos, ou seja, para assumir um posto de trabalho o cidadão deve possuir alguns requisitos que hoje são fundamentais para sua colocação, a capacitação ou qualificação profissional.

Essa dificuldade é mais acentuada quando o cidadão que busca uma oportunidade de trabalho também não possui experiência, em especial os jovens egressos das escolas de ensino médio. Em diversos momentos, pode-se ver que sem experiência e sem conhecimento, fica quase impossível consegui uma vaga no mercado de trabalho. Assim, toda e qualquer intenção do Estado em dar condições dignas de vida ao cidadão vão por terra e os custos desta frustração é compartilhada por toda a sociedade.

Consciente do papel de fomentador do desenvolvimento do país, o Governo Federal vem buscando formas de oportunizar condições plenas para a melhoria de vida da sua população, através de diversas ações tem buscado criar uma maior acessibilidade dos jovens cidadãos de adentrar ao mercado de trabalho, para que os mesmos busquem melhores condições de vida para si e suas famílias. No âmbito estadual, no Governo do Estado da Bahia, diversas secretarias têm emprenhado esforços, no sentido de corroborar com o Governo Federal neste sentido.

Entre tais secretarias, destaca-se a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, que tem fomentado o desenvolvimento do Estado da Bahia, em especial na sua área de atuação, o desenvolvimento tecnológico, criando novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. 

Todas as iniciativas dos Projetos Estratégicos e dos Programas de Fomento, lançados pela SECTI, tem fundamentalmente um caráter educativo e de formação, buscando criar condições da melhoria do nível da educação no Estado da Bahia, para que está melhoria reflita na criação de novos postos de trabalho e desenvolvimento tecnológico. Por acreditar que a educação é o fator transformador da sociedade é que a SECTI tem buscado soluções de capacitação, qualificação e treinamento da sociedade e do cidadão em idade produtiva, foram lançados diversos projetos, que tem exercido papel fundamental neste âmbito.

Porém existe uma preocupação recorrente, em como fazer para que o jovem que esteja concluindo os estudos no ensino médio ou que já tenha concluído sua formação de 1º e 2º grau possua condições para ingressar no mercado de trabalho. Assim a SECTI entendendo que parcerias são salutares para alcançar os objetivos a que se pretende, buscou uma instituição que pudesse apresentar proposta de trabalho para preencher está lacuna.

O IMIC nos últimos anos tem se destacado pelo papel que tem desenvolvido, principalmente no que tange a formação e educação de jovens pertencentes a Rede Pública de Ensino, seja ela estadual ou municipal. Tendo sido colocado a par dos objetivos da SECTI, vem através desta apresentar proposta técnica de trabalho para a qualificação básica profissional, prioritariamente de alunos pertencentes ao 3º ano do ensino médio e quando possível para alunos do 2º ano do ensino médio, ou mesmo ex-alunos da Rede Pública de Ensino. 

OBJETO DO CONVÊNIO
O presente convênio tem como objeto a cooperação técnica e financeira entre o Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação – SECTI e a Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos – IMIC, para execução do projeto de programa de qualificação de recursos humanos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

OBEJTIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO

1) Oferecer formação básica e específica, com ênfase na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para jovens da 1ª, 2ª e 3º série do ensino médio, tendo como finalidade, preparar o aluno a estar apto ao mercado de trabalho. 

2) Fornecimento de material didático, condizentes com os cursos a serem ministrados pela instituição.

3) Disponibilização dos meios de aprendizagem de educação básica e de informática para jovens das escolas pertencentes à Rede Pública de Ensino, articulados a prática pedagógica.

4) Ofertar cursos de qualificação no campo da informática, preferencialmente para o segmento de jovens, adultos e profissionais de educação das escolas pertencentes à Rede Pública de Ensino, para atender o objeto do convênio.

5) Disponibilizar cursos de informática e qualificação profissionais nesta área, que possibilitem a participação das pessoas na vida cidadã e a inclusão no mercado de trabalho.

RESULTADOS ESPERADOS

1) Maior inserção no mercado de trabalho.
2) Promoção de emprego e renda para jovens concluintes dos cursos.
3) Mobilidade social.
4) Qualificação profissional de 5.000 (cinco mil) jovens participantes do projeto.
5) Fornecimento do material didático especifico, em cada um dos cursos propostos.
6) Certificar 5.000 (cinco mil) jovens participantes, no curso selecionado, estando apto a exercer tais funções no mercado de trabalho.

OPERACIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PREVISTAS NO PROJETO

De acordo com o Plano de Trabalho definido previamente, o projeto de Requalificação Profissional de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), será executado em duas etapas distintas, as quais serão detalhadas a seguir:

1º Etapa – Estruturação organizacional para realização das ações previstas no projeto.
Todas as atividades previstas foram elaboradas de acordo com a demanda identificada pelas equipes técnicas pertencentes às instituições participantes do projeto.
Espera-se que ao termino das duas etapas relacionadas, tenhamos 5.000 (cinco mil) jovens capacitados e aptos ao ingresso no mercado de trabalho.

Nesta primeira etapa, o trabalho consiste principalmente no recrutamento, seleção e treinamento das equipes locais a serem contratadas pelo projeto. De acordo com definição previamente aprovada no Plano de Trabalho do projeto, em cada uma das regiões relacionadas, será estruturada uma equipe técnica pertencente ao IMIC, a qual será composta dos seguintes membros: 01 Coordenador Técnico Regional e 01 Secretária Regional.

Em cada uma das cidades selecionadas, além da equipe de coordenação regional, serão contratados no mínimo: 02 instrutores por cada cidade contemplada pelas ações do projeto, havendo demanda maior do que o previsto inicialmente (500 alunos em média para cada uma das 10 cidades selecionadas), o IMIC irá aumentar o quantitativo de profissionais a serem contratados.

2º Etapa – Execução do Projeto de Qualificação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com a realização dos módulos, básico e especifico.

A realização da segunda etapa do projeto consiste na execução direta do plano de aula de cada módulo, sendo que, no processo de formação do projeto, só serão matriculados no módulo II (módulo especifico), somente aqueles alunos que tiverem pleno aproveitamento na realização do módulo I.

O módulo I consiste na apresentação dos conceitos básicos das seguintes disciplinas: português, matemática e conhecimentos gerais.

Para cada disciplina, será apresentado o programa básico no ANEXO II, onde irão constar as seguintes informações: disciplina, carga horária, assuntos abordados, bibliografia utilizada e bibliografia complementar indicada. 

O processo de avaliação de cada tema abordado no módulo I e realizada a cada encontro da turma, sendo que ao final do período do curso, o aluno tenha aproveitamento igual ou superior a 70% dos temas apresentados. Além da avaliação de aproveitamento, o aluno participante do projeto deverá ter no mínimo 70% de presença nas aulas ministradas. Todos os alunos aprovados no módulo I estarão aptos a serem matriculados no módulo II, bastando apenas que haja a confirmação por parte do aluno na participação do próximo módulo.

As aulas serão ministradas nos Centros de Cidadania Digital pertencentes ao Governo do Estado da Bahia, havendo necessidade, as equipes de coordenação técnica da SECTI e do IMIC, poderão solicitar a disponibilidade de laboratórios na Rede Pública de Ensino do Estado ou mesmo nas escolas da Rede Pública Municipal.

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