> TABOCAS NOTICIAS : Empresa que chamou Nordeste de 'escória do país' no reclame aqui, diz que perfil foi invadido

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Empresa que chamou Nordeste de 'escória do país' no reclame aqui, diz que perfil foi invadido

Uma resposta postada no Reclame Aqui, supostamente partido da operadora Minas Mais Telecom, causou polêmica e está revoltando internautas. A mensagem preconceituosa foi publicada na quarta-feira (10). Após a queixa de um cliente de Aracaju (SE) sobre seus serviços de internet, o perfil da Minas Mais afirmou que os problemas são culpa dos “irresponsáveis e preguiçosos” profissionais nordestinos.
O diretor-comercial da Minas Mais, Otacílio Lopes de Souza, afirma que a resposta preconceituosa ao cliente partiu de uma pessoa estranha, que invadiu o perfil da companhia no serviço de reclamações.
— Houve uma invasão no nosso site. A pessoa que invadiu nosso site e postou as mensagens para denegrir a imagem da Minas Mais. Nesses casos é muito difícil você conseguir identificar esses hackers, estamos investigando, mas eles são bons em encobrir os rastros. Nós comunicamos a todos os sites, informando que não foi uma postagem da empresa. Não tem muito o que fazer.

Preconceito viralizou
As respostas atribuídas a Minas Mais na postagem deixaram indignados usuários de redes sociais. O perfil da companhia no Reclame Aqui apontou, por exemplo, que a única “solução sensata é mandar gente do Sul e do Sudeste para trabalhar” em Sergipe. O autor da resposta em nome da companhia de telecomunicações ainda pediu a divulgação da conversa, que viralizou nas redes sociais.
“Por favor, faça a divulgação, para que eles [nordestinos] acordam (sic), eles percebam que precisam de trabalhar, e não ser a escória do País... quem sabe eles não viram gente de verdade e lutem para um país mais rico, e não um pais de vagabundos, festeiros, que não tem comprometimento com nada (sic)”.

Ex-funcionário pode ser o autor.
Como defesa, o diretor-comercial da Minas Mais afirma que a companhia possui membros da sua diretoria jurídica e financeira que são nordestinos. De acordo com Souza, a empresa não descarta a possibilidade de que um ex-funcionário seja o responsável pelas mensagens.
— Não tem nenhuma discriminação contra a região. O nosso escritório jurídico é do Nordeste. A gente não tem provas, mas esse tipo de situação acontece muito com ex-funcionários. Há essa possibilidade.
Souza ainda explica que a empresa já teve “três ou quatro casos” de colaboradores que foram demitidos e entraram com processos na Justiça. Para o diretor-comercial da Minas Mais, os processos trabalhistas são normais em uma empresa com alta rotatividade e grande número de funcionários.

Postagem não será apagada
A empresa Reclame Aqui, por sua vez, disse que manterá a mensagem no ar. Segundo a assessoria do site, conteúdos ofensivos são retirados pela edição da página imediatamente depois da postagem. Contudo, respostas das empresas são direito e não são removidas. A plataforma, no máximo, edita trechos ofensivos — como no caso da retratação (segunda foto).
Quanto ao incidente envolvendo a Minas Mais Telecom, o Reclame disse que constatou um mesmo IP de origem tanto para resposta quanto para retratação. Ou seja, para postar as mensagens, uma pessoa dentro da empresa acessou o site com os próprios dados de acesso da Minas Mais. Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário