> TABOCAS NOTICIAS : E o PMDB, faz jogo de cena?

sexta-feira, 19 de julho de 2013

E o PMDB, faz jogo de cena?

PMDB quer corte de 14 pastas e reforma ministerial já, diz Henrique Alves!
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), recomenda à presidente Dilma Rousseff que faça já uma reforma ministerial e reduza de 39 para 25 o número de pastas.Em entrevista à Folha e ao UOL, o deputado peemedebista, que ocupa o terceiro posto na hierarquia da República, sugere também à presidente da República que estabeleça uma agenda de mais conversas com os congressistas e aliados. Cita as reuniões do conselho político (presidentes e líderes partidários) que ocorriam durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. "Há quanto tempo não se reúne o conselho político? Eu não me lembro a última vez". 
Henrique Alves acha que reforma ministerial deve ser formatada no início de agosto, quando deputados e senadores voltam ao trabalho. A nomeação de fato dos novos nomes ficaria para setembro. Quantas deveriam ser as pastas? "Acho que com a vontade enxugar a máquina, de fazê-la mais objetiva, em torno de 25 ministérios seria do tamanho do Brasil". Ou seja, um corte de 14 nos 39 existentes na Esplanada.
Há duas lógicas por trás da formulação proposta por Henrique Alves. Uma delas é política. Dilma Rousseff até agora apenas repassou ao Congresso demandas que ela diz ter interpretado a partir dos protestos de rua ocorridos no país em junho.
Agora, ao recomendar o corte de ministros e uma nova equipe para o governo, o PMDB repassa a bola para o Palácio do Planalto. "Há um consenso hoje na questão do número exagerado de ministérios", diz Henrique Alves. Ele afirma que "os partidos da base deveriam dar essa colaboração, delegando à presidente Dilma ampla liberdade de recompor o seu ministério" e para "reduzir esse ministério sem nenhuma nova imposição partidária, não indicar esse ou aquele".
E o PMDB? "Nós estamos dispostos a oferecer porque nós queremos encontrar uma saída. Não pode ficar esse impasse, adiando, achando que as coisas estão caminhando como não estão. Nós queremos um Brasil mais ágil. Que a presidente dê respostas novas. As movimentações [de rua] cessaram um pouco, mas está latente ainda a insatisfação".
Se Dilma cortar parte de seus 39 ministérios, "daria uma resposta ao que o país quer: redução de quadros, mudança, portanto, de ordenamento político-administrativo". Henrique Alves faz essas observações com cuidado, sempre de maneira a não dar a entender que esteja se intrometendo nas atribuições presidenciais. Mas ao falar em público sobre esse tema, coloca o Palácio do Planalto numa sinuca política, pois Dilma Rousseff terá de dar alguma satisfação ao partido que é o principal aliado de seu governo no Congresso.
*Por FERNANDO RODRIGUES, na Folha, de Brasília

Comentário:
Uai, será que realmente eles acordaram!!! Ou é mais um jogo de cena pra ganhar tempo e que no final (já sabemos) não vai dar em nada? Eis a questão, só que desta vez, meu sentimento é que eles irão quebrar a cara, porque a sociedade, só esta aguardando quais providências serão tomadas daqui pra f rente, depois de ouvirem (se é que ouviram e entenderam) o clamor das ruas. Tenho certeza, dependendo do que vier, haverá reação! *Rui Marangoni, por e-mail, via Grupo Resistência Democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário