> TABOCAS NOTICIAS : Árabia Saudita tem mísseis apontados para Irã e Israel

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Árabia Saudita tem mísseis apontados para Irã e Israel

AFP - Agence France-Presse
Príncipe Turki al-Faisal. Foto: MANDEL NGAN/ AFP Photo/ Arquivo
A Arábia Saudita possui mísseis balísticos voltados para o Irã e Israel, instalados em uma base secreta no deserto, indicou nesta quinta-feira o grupo de consultores especializados em defesa IHS Jane Intelligence Reviwe.
Imagens de satélite mostram lançadores de mísseis apontando para potenciais alvos iranianos e israelenses, afirma um estudo da IHS.
Se essas informações forem confirmadas, esta base instalada no deserto saudita seria a terceira deste tipo identificada no país.
"Nosso estudo indica que esta base está parcialmente ou totalmente operacional", afirmou Robert Munks, vice-editor da empresa.
Esta base também poderia servir como um centro de treinamento e de armazenagem, de acordo com a mesma fonte.
"Não podemos confirmar se os mísseis apontam para Tel Aviv e Teerã, mas se forem lançados, acreditamos que podem atingir essas grandes cidades", acrescenta Munks.
"Nós não queremos tirar conclusões precipitadas sobre a estratégia da Arábia Saudita, mas é claro que o reino não mantém boas relações com o Irã ou Israel", ressaltou.
A Arábia Saudita, povoada por muçulmanos sunitas, tem manifestado em diversas ocasiões as suas preocupações em relação ao programa nuclear do Irã, país de maioria xiita.
De acordo com Robert Munks, uma base de lançamento de mísseis como esta poderia servir se o país decidisse adquirir armas nucleares, como sugeriu em 2011 o ex-chefe do serviço secreto saudita, o príncipe Turki al-Faisal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário