> TABOCAS NOTICIAS : 1º de Julho – Dia da Vacina BCG

segunda-feira, 1 de julho de 2013

1º de Julho – Dia da Vacina BCG

vacina1
A vacina BCG é a responsável pela defesa contra a tuberculose e no dia 1º de julho comemora-se a sua criação. Foi inventada em 1921, pelo cientista francês Camille Guérin, juntamente com Albert Léon Chaves, também nascido nesse país.

Arlindo de Assis foi o responsável pelas primeiras aplicações da vacina BCG no Brasil, no ano de 1927, num trabalho desenvolvido em parceria com o pediatra Almir Madeira, esses, em 1934, criaram a primeira campanha brasileira contra a tuberculose.
No Brasil, a primeira dose da vacina é aplicada no primeiro mês, logo após o nascimento do bebê, sendo necessário o reforço entre os seis e dez anos de idade.
A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch. Antigamente era conhecida como “peste bubônica”. Seu contágio se dá através das vias aéreas, respiratórias, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Pessoas bem próximas a doentes devem ficar protegidas com máscaras, evitando contrair a doença.
Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço. Casos mais graves fazem a pessoa expelir sangue através da tosse.
Para diagnosticar a doença pode-se fazer a baciloscopia, o teste de mantoux e uma radiografia pulmonar.
Desde 1976, a vacina é obrigatória para crianças menores de 1 ano de idade; por lei, deve ser aplicada ainda na maternidade em recém-nascidos com peso igual ou superior a 2 kg.
A vacina BCG pode ser simultaneamente aplicada com outras vacinas, mesmo com as de vírus vivos. Só é contra-indicada em casos de imunodeficiência congênita ou adquirida – por exemplo, indivíduos HIV-positivos, que apresentem sintomas da doença, e durante a gravidez. Fonte: Paulinas Online / Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário