> TABOCAS NOTICIAS : Presidente da OAB-RJ diz que manifestações refletem crise de instituições e necessidade de reforma política

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Presidente da OAB-RJ diz que manifestações refletem crise de instituições e necessidade de reforma política


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz, disse hoje (18) que as manifestações feitas nos últimos dias no país, mobilizando milhares de pessoas, refletem a crise representativa das instituições democráticas e apontam para a necessidade de uma reforma.

"A Ordem vai cumprir seu papel institucional, que é cobrar da autoridade pública a busca por soluções. É inegável a necessidade de uma reforma política. A crise representativa é mundial e se manifesta mais fortemente entre os jovens, mas os políticos no Brasil precisam entender que estão perdendo os canais democráticos de representação política. A população não compreende a atuação dos poderes estabelecidos, as disputas entre o Legislativo, Executivo e Judiciário", disse.

Para Santa Cruz, há uma crise institucional e a reforma política é a única saída que fortalece a democracia. %u201CDeve ser uma reforma política ampla, que discuta o financiamento de campanhas eleitorais e outros pontos e também que inclua os diversos setores da sociedade no debate, por meio de audiências públicas, plebiscitos", avaliou.

O presidente OAB-RJ condenou a invasão dos manifestantes à sede da Assembleia Legislativa (Alerj) e os atos de violência e vandalismo. Para Felipe Santa Cruz, tais atitudes ferem o princípio de liberdade da cidadania e o exercício do estado democrático de direito defendidos pela entidade.

"A manifestação é livre, saudável e deve ser garantida. Vemos com bons olhos manifestações que renovem a forma de participação política na nossa sociedade. Agora, repudiamos com a mesma veemência qualquer ato contra o patrimônio público. A depredação da sede do Parlamento estadual não pode ser tolerada por ferir nossos princípios democráticos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário