> TABOCAS NOTICIAS : PIB venezuelano desaba no 1º trimestre

sábado, 1 de junho de 2013

PIB venezuelano desaba no 1º trimestre

O PIB da Venezuela despencou no primeiro trimestre de 2013, com crescimento de 0,7%, uma forte retração em comparação ao mesmo período do ano passado, quando avançou 5,9% - informou o Banco Central da Venezuela (BCV) nesta sexta-feira.
"De acordo com estimativas preliminares, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 0,7% no primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior", declarou o BCV em um comunicado.
Entre as causas desse comportamento, o BCV menciona "a desaceleração no ritmo de crescimento da demanda agregada interna; o menor nível de importações de bens de consumo intermediário e final (...) em um entorno nacional e internacional complexo e por um menor número de dias de trabalho no trimestre".
Em 2012, o PIB da Venezuela cresceu 5,6%, uma alta de 1,4% em relação ao ano anterior, de acordo com números divulgados em fevereiro pelo BCV.
Em 15 de maio, o governo venezuelano admitiu estar enfrentando dificuldades para cumprir as metas de crescimento e de redução da inflação para 2013. Em abril, a inflação bateu 4,3%, acumulando 12,5% desde o início do ano. A previsão é que a inflação chegue a 30% em 2013. AFP - Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário