> TABOCAS NOTICIAS : Pesquisa da Telefónica revela que geração do milênio brasileira está confiante no futuro do país, preocupada com mudanças climáticas, desigualdade social e educação

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pesquisa da Telefónica revela que geração do milênio brasileira está confiante no futuro do país, preocupada com mudanças climáticas, desigualdade social e educação

- Brasil tem uma das maiores concentrações globais de líderes da geração do milênio otimistas e entusiastas da tecnologia.

A maioria das pessoas com idade entre 18 e 30 anos atualmente – a chamada geração do milênio ("millennials") – é grande entusiasta de tudo o que a tecnologia tem a oferecer. No Brasil, 92% deles acreditam que a tecnologia facilita a transposição de barreiras de linguagem, em comparação a 87% em todo o mundo. Oitenta e cinco por cento creem que a tecnologia tornou mais fácil encontrar um emprego, comparado a 83% em nível global. Outros 71% entendem que "a tecnologia cria oportunidades para todos", se comparado aos 69% mundialmente. A nova pesquisa da Telefónica com o Financial Times junto a mais de 12 mil pessoas da geração do milênio em 27 países do mundo, incluindo 1.028 brasileiros, mostra também que o interesse desta geração ultrapassa a tecnologia e estende-se à economia, desigualdade social, educação e liberdade pessoal.

A geração do milênio brasileira também acredita ser mais antenada com tecnologia do que seus pares globais. Mais de um quarto (26%) acredita fortemente estar na vanguarda da tecnologia ante 19% mundialmente. A maioria (91%) descreve seu conhecimento pessoal e familiaridade com tecnologia como bom ou excelente, comparado a 79% no resto do mundo.

Estas ideias estão entre os principais resultados anunciados hoje na conferência FT-Telefónica Millennials Summit: The Interactive Generation, em São Paulo – a segunda parte de uma série global de eventos organizados pelo Financial Times e Telefónica, em continuidade ao debate global sobre o impacto da geração do milênio na sociedade.

A pesquisa global da Telefónica é o maior e mais abrangente estudo com a geração do milênio, que compreende adultos com idades entre 18 e 30 anos. A nova pesquisa mostra que a geração do milênio brasileira – também conhecida como geração Y – está muito confiante sobre seu potencial para fazer a diferença, mais do que muitos de seus parceiros globais. A maioria (80%) acredita poder fazer diferença em suas comunidades, em comparação a 62% no resto do mundo. 58% acreditam poder fazer a diferença globalmente, ante 40% mundialmente.

Mais da metade (54%) afirma que a melhoria do acesso e da qualidade da educação são as maneiras mais importantes de se fazer a diferença no mundo, seguido por proteção ao meio ambiente (45%) e eliminação da pobreza (43%).

A geração do milênio brasileira também valoriza o empreendedorismo, sendo que quase metade (47%) estima que ser um empreendedor é muito importante. Quase um quarto (24%) acredita ter oportunidades de tornar-se empreendedor ou desenvolver e trazer uma ideia ao mercado (contra 19% mundialmente).

Para o presidente executivo da Telefónica, Cesar Alierta, "a pesquisa oferece a primeira análise realmente exaustiva da geração do milênio, que tem demonstrado ser realista no que se refere à superação de diversos objetivos relativos à economia e ao desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo em que mantém uma grande confiança em sua capacidade de êxito. A pesquisa revela novos detalhes sobre quais problemas sociais influenciam esta geração. Isto nos ajudará não só a avaliar nosso compromisso com os clientes, como também a identificar soluções eficazes que reforcem a sociedade em seu conjunto, incluindo o fomento ao espírito empreendedor, o apoio à formação básica digital e à reafirmação de nosso compromisso com a educação e as atividades sustentáveis."

Líderes da geração do milênio: Guiando o Brasil rumo ao futuro

Mesmo entre um número significativo de jovens cujos pontos de vista e comportamento refletem atitudes geralmente positivas em relação à tecnologia, empreendedorismo e habilidade em fazer a diferença localmente, a pesquisa da Telefónica identificou integrantes da geração do milênio que se destacaram dos demais: 11% dos pesquisados que formam um grupo definido como "líderes da geração do milênio".

Os líderes da geração do milênio são os entrevistados que acreditam estar na vanguarda de tecnologia, fazer a diferença em suas comunidades locais e ter a oportunidade de tornarem-se empreendedores ou desenvolver e trazer uma ideia para o mercado.

Além disso, 39% dos líderes da geração do milênio brasileiros acreditam que a tecnologia foi um fator influenciador chave se comparado com os 32% da geração do milênio em geral. 71% dos líderes da geração do milênio brasileiros acreditam ter excelente conhecimento pessoal e nível de conforto com tecnologia se comparado aos 45% da geração do milênio brasileira em geral.

83% dos líderes da geração do milênio brasileiros acreditam que chegar ao topo da carreira é muito importante, comparado a 71% da geração do milênio brasileira em geral. 47% da geração do milênio disse ser fácil ou muito fácil fazer a progressão da escola ao local de trabalho, comparado aos 61% dos líderes da geração do milênio brasileiros.

Os líderes da geração do milênio brasileiros são civicamente engajados e usam tecnologia para manter-se informados sobre política. 58% deles afirmam sempre participar do processo político do país, comparado aos 51% da geração Y do Brasil. Além disso, 69% concordam fortemente que a tecnologia tornou-os mais bem informados sobre questões políticas, em comparação aos 57% da geração do milênio brasileira.

O Brasil tem uma das maiores concentrações de líderes da geração do milênio - 18% ante 11% mundialmente.

Nova lacuna de gênero surge na visão de tecnologia no Brasil

Na maneira como veem o uso da tecnologia e o impacto que isto causa em suas vidas, a pesquisa aponta para uma lacuna de gênero entre homens e mulheres. Por exemplo, 32% dos homens consideram estar na vanguarda da tecnologia, comparado com 21% das mulheres. Quase metade (49%) dos homens brasileiros descreve seu conhecimento pessoal e conforto com a tecnologia como excelentes, em comparação a 40% das mulheres. Os homens brasileiros também acreditam mais firmemente que a tecnologia teve influência na maneira como moldaram sua visão sobre a vida (42% ante 21% feminino).

Os homens brasileiros da geração do milênio têm duas vezes mais probabilidade de tornarem-se líderes da geração do milênio do que as mulheres desta mesma geração (22% comparado a 13%).

A pesquisa também fornece um novo olhar sobre a visão da geração do milênio brasileira a respeito de grande leque de assuntos atuais:

· Mais de três quartos (81%) acham que os melhores dias do Brasil ainda estão por vir. 
· A geração do milênio brasileira se descreve como mais otimista de que seus parceiros globais, pois 58% dizem ser otimistas sobre seu futuro, em comparação com 32% mundialmente. 
· 86% acreditam que sua qualidade de vida é melhor atualmente do que era na geração de seus pais. 
· Apesar da confiança em si e em seu país, a geração do milênio brasileira preocupa-se com as desigualdades sociais e a educa� �ão (24% cada), citando estes fatores como os mais importantes a afetarem a região, seguidos por saúde (17%) e pobreza (11%). 
· 70% afirmam que a questão de mudanças climáticas é muito urgente, comparada aos 53% em nível global. 
· Mais da metade acredita que tanto a economia global quanto as regionais estão caminhando na direção incorreta (54% e 52% respectivamente). 
· 52% disseram ser difícil para pessoas de sua geração fazer a progressão da escola ao local de trabalho. 
· Mais da metade (53%) concorda fortemente que o que eles são como indivíduo está ligado ao tipo de trabalho que fazem. 
· 87% esperam ter dinheiro suficiente para aposentar-se de maneira confortável, comparado a 61% no resto do mundo. 
· 70% da geração do milênio brasileira escolheu que ser feliz é mais importante do que ser rico, bem sucedido ou famoso. 
· 37% acreditam que a tecnologia é o campo de estudo mais importante para garantir sucesso pessoal no futuro. 
· A geração do mil ênio brasileira acredita que votar (91%), casar com quem se escolhe (81%) e liberdade de expressão (81%) são direitos e não privilégios.

Em linha com os resultados da pesquisa, que lançam luz afirmativa sobre o poder da tecnologia de influenciar mudanças sociais e capacitar a nova geração de líderes e inovadores, a Telefónica acredita que as possibilidades da tecnologia deveriam ser acessíveis a todos e, portanto, está envolvida em várias atividades importantes que causam real impacto na vida das pessoas e na sociedade. Estas atividades incluem os seguintes programas:

· Think Big Youth Program: investimento nas ideias e na alfabetização digital de milhares de jovens. 
· Talentum: criação de empregos e oportunidades de aprendizado digital para jovens e universitários. 
· Wayra: apoio a empresas de tecnologia iniciantes, com uma média de investimento em uma startup a cada três dias desde o começo de suas operações, e criação de quase três novos empregos por dia. 
· ProNiño: erradicação do trabalho infantil na América Latina. 
· Open Web Device Platform: novo sistema operacional desenvolvi do com a organização sem fins lucrativos Mozilla, para permitir que sejam produzidos aplicativos com a utilização de menos recursos. 
· Campus Party: maior evento tecnológico do Brasil, onde são debatidos diversos temas relacionados à tecnologia e cultura digital. As edições anteriores aconteceram desde 2008 em São Paulo e a partir de 2012 no Recife, sempre contando com o patrocínio da Telefônica, que fornece infraestrutura para que haja conexão de alta velocidade no evento. 
· Fundação Telefônica Vivo: criada em 1999, incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, após a fusão entre Vivo e Telefônica. Entre seus maiores projetos figura o programa "Voluntários Telefônica", que em 2012, mobilizou 3.700 colaboradores em 21 cidades. Outro projeto é o "Escolas Rurais Conectadas", que fornece u a 100 escolas rurais, em sete estados brasileiros, o acesso à internet utilizando a rede 3G Vivo, além de capacitar professores e testar o impacto da tecnologia na qualidade da educação neste contexto. 

Metodologia da pesquisa 
A Telefónica, em parceria com o Financial Times, encomendou uma pesquisa quantitativa de entrevistas online com 12171 indivíduos da geração do milênio, com idades entre 18 e 30 anos em 27 países ao redor de seis regiões do mundo incluindo América do Norte, América Latina, Europa Ocidental, Central e Oriental, Ásia e Oriente Médio/África. A empresa Penn Schoen Berland conduziu uma pesquisa com 190 questões de 11 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013. Foram pesquisados integrantes da geração do milênio da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, República Tcheca, Egito, França, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, Arábia Saudita, C oréia, México, Peru, Polônia, Rússia, África do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela. O tamanho da amostra de cada país representado no número global foi ponderado pelo percentual da população local com acesso a internet. A margem de erro global foi de +/-0.9%. No Brasil, 1028 adultos da geração do milênio foram pesquisados, com margem de erro de +/-3.1%. 

Sobre a Telefónica 
A Telefónica é uma das maiores empresas de telecomunicação do mundo em termos de capitalização de mercado e número de clientes. A partir de sua posição de destaque e com os negócios de telefonia móvel, fixa e banda larga como principais motores de seu crescimento, a Telefónica focou sua estratégia em tornar-se a empresa líder no mundo digital. A empresa tem presença significativa em 24 países e uma base de clientes que chega a quase 316 milhões de acessos ao redor do mundo. A Telefónica tem forte presença na Espanha, Europa e América Latina, onde foca uma parte importante de sua estratégia de crescimento.

No Brasil, a Telefônica Vivo é a maior empresa de telecomunicações do país, com 90,9 milhões de clientes, sendo 76 milhões apenas na operação móvel, na qual detém o maior market share do segmento (28,8%) em âmbito nacional, de acordo com resultados do balanço trimestral (1T13). A Telefônica Vivo atua na prestação de serviços de telefonia fixa no Estado de São Paulo e telefonia móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente (voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), TV, dados e TI). A empresa está presente em mais de 3,7 mil cidades, quase 3,2 mil delas com acesso à rede 3G – mais do que o total dos municípios atendidos pelas demais operadoras.

Para mais informações visite http://www.telefonica.com/millennials #TEFMillennials

Telefônica Vivo 
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário