> TABOCAS NOTICIAS : Nova lei de mídia incentivará boa imprensa no Equador, diz presidente

domingo, 16 de junho de 2013

Nova lei de mídia incentivará boa imprensa no Equador, diz presidente

A nova lei de comunicação do Equador tem provocado opiniões favoráveis e contrárias, enquanto o presidente Rafael Correa disse que a norma incentivará "uma boa imprensa" no país, enquanto alguns meios e ONGs tenham criticado sua aprovação.

"Depois de quatro anos de bloqueio, o país conta com uma nova e muito boa lei de comunicação", afirmou o presidente em seu relatório semanal de trabalho, referindo-se à lei, cujo debate começou em 2009 e que foi aprovada na sexta-feira pela ampla maioria governista do Congresso.

O presidente assegurou que a norma apontará a que "haja boa imprensa, verdadeira liberdade de expressão" no Equador e acusou os meios de comunicação particulares de "querer transformar a informação em uma mercadoria".

A lei estabelece uma nova distribuição de frequências e licenças de rádio e televisão, concedendo 34% para os meios comunitários, 33% para o setor público e 33% para os privados com fins de lucro.

O setor privado controla atualmente 85,5% das frequências de rádio e 71% das televisivas, segundo a Superintendência de Telecomunicações.

A lei inclui, ainda, a criação de um conselho regulador que restringirá a difusão de conteúdo violento, sexualmente explícito ou discriminatório.LEIA TUDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário