> TABOCAS NOTICIAS : ITUBERÁ-BA: Municipio têm os piores índices de homicídio da Microrregião Sul

quinta-feira, 6 de junho de 2013

ITUBERÁ-BA: Municipio têm os piores índices de homicídio da Microrregião Sul

Em toda a Bahia, o aumento de homicídios foi de 23%. O crescimento teve contribuição decisiva dos municípios do interior, onde as mortes cresceram 30%. Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), o índice ficou em 14%.
Paraísos Com índice de 101 homicídios por 100 mil habitantes, o município mais violento entre os maiores centros urbanos do interior é um destino turístico dos mais famosos no Brasil. Em Porto Seguro, Extremo Sul do estado, foram mortas 133 pessoas em 2012. A cidade também registrou aumento no número de homicídios de 10% comparado a 2011. Porto Seguro sustenta ainda o maior índice de estupros entre as maiores cidades (58 casos), além de ser a 4ª colocada em usuários de drogas.
No entanto, a violência que antes ficava restrita a Porto Seguro se espalhou por vizinhos igualmente turísticos. Antes tranquilas, localidades como Alcobaça, Caravelas, Prado, Ibirapuã, Mucurí e Medeiros Neto, onde em 2011 não se registrou sequer um homicídio, viram 56 pessoas perderem a vida de forma violenta.
Por outro lado, nenhum outro município do estado viu crescer tanto os assassinatos quanto Ituberá, no Baixo Sul. De apenas um homicídio registrado em 2011 foi para 28 em 2012. Ituberá aparece na segunda colocação entre os maiores índices de mortes violentas, com 104 homicídios/100 mil habitantes.
A escalada de violência na cidade mostra que subiram também os índices de tentativa de homicídio (de 4 para 12), de estupro (de 4 para 7), e de roubo e furto de veículos (de 9 para 15). A violência em Ituberá contagia toda a microrregião de Valença, da qual faz parte. Os dez municípios da região, somados, registraram aumento de 72% nos homicídios (de 90 para 155). Sem Ituberá, o aumento fica em 42%.
Os dados foram analisados com base nos boletins anuais das Coordenadorias Regionais do Interior (Coorpins), da Polícia Civil, divulgados no site da SSP mês passado. Nestes boletins, todavia, não estão presentes 27 municípios, que possuem, somados, a população de 362 mil habitantes. (Ainda Hoje).

Nenhum comentário:

Postar um comentário