> TABOCAS NOTICIAS : Instituições de ensino de Portugal querem espaço para médicos trabalharem no Brasil

domingo, 16 de junho de 2013

Instituições de ensino de Portugal querem espaço para médicos trabalharem no Brasil

Antonio Rendas. Foto: crup.pt/divulgação
Antonio Rendas. Foto: crup.pt/divulgação
Após conseguir instituir entre o Brasil e Portugal o acordo para a equivalência e o reconhecimento dos diplomas de engenheiros e arquitetos, assinado no dia 10 de junho em Lisboa, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup) quer estabelecer entendimento semelhante para liberar a atuação de médicos nos dois países.
“Queremos construir uma rede universitária entre os dois países”, disse o presidente do Crup, António Rendas, que também é médico e reitor da Universidade Nova de Lisboa. Segundo ele, o trabalho de compatibilizar currículos da medicina será mais fácil do que no caso das engenharias, porque essas têm diversas modalidades e a medicina uma estrutura curricular comum às diversas especialidades.
Conforme Rendas, “os médicos portugueses têm formação de primeira linha, moderna e atualizada”, e alguns já trabalham em países da União Europeia. Em Portugal, os médicos podem ter até nove anos de estudo, conforme a especialização. Antes de tornarem-se clínicos, os estudantes de medicina fazem prova do Ministério da Saúde e, após a especialização, também são submetidos a exame da Ordem dos Médicos.
A admissão de médicos estrangeiros para trabalhar no mercado brasileiro, especialmente nas periferias e nas cidades do interior, é analisada pelo governo da presidenta Dilma Rousseff há algum tempo. Em novembro do ano passado, quando a presidenta esteve em visita oficial à Espanha, o assunto foi tratado pelos dois governos.
Na declaração conjunta do encontro, Dilma e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disseram que “ambos os mandatários reconhecem os benefícios do intercâmbio de profissionais e consideram importante iniciar um diálogo com vistas a estudar mecanismos que facilitem a mobilidade de profissionais entre os dois países”.
Na semana passada em Lisboa, a presidenta e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, registraram, em declaração semelhante, que “identificaram interesses convergentes no domínio do emprego, que poderão beneficiar-se de medidas facilitadoras de maior e melhor mobilidade profissional e da agilização dos processos administrativos e burocráticos para a obtenção de vistos de trabalho”.
Em entrevista à imprensa lusitana, dois dias antes da chegada de Dilma Rousseff a Lisboa, o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, informou que já havia tratado do assunto com o governo português, que “mostrou-se muito aberto à proposta”.
No Brasil, após chegar da viagem a Portugal, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que tratou do assunto com o colega português, Paulo Macedo. De acordo com o ministro brasileiro, a possibilidade de contratar médicos estrangeiros já produziu reações contrárias da categoria profissional.
No caso das engenharias e da arquitetura, a Ordem dos Engenheiros de Portugal reclamava do corporativismo brasileiro e da falta de cumprimento de acordo assinado em 2011 pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Após o acordo firmado na última semana entre o Crup e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal declarou que esperava “que o mesmo sentimento construtivo existisse entre as ordens de um país e de outro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário