> TABOCAS NOTICIAS : III Feciba realiza lançamento nacional de filme sobre Alexandre Robatto

sábado, 8 de junho de 2013

III Feciba realiza lançamento nacional de filme sobre Alexandre Robatto

No segundo dia de programação, 08 de junho, o III Festival de Cinema Baiano (Feciba) faz o lançamento nacional de “Os filmes que eu não fiz”, documentário de Petrus Pires sobre Alexandre Robatto Filho. Mesclando depoimentos, imagens de arquivo e cenas de ficção ilustrativa, a produção resgata a trajetória do primeiro cineasta a lançar o olhar sobre o cotidiano baiano. A exibição acontece às 14 horas, no Cine Santa Clara.

“Descobrimos uma pessoa com um senso de humor único e com uma sensibilidade artística própria”, conta Petrus. O filme será precedido por dois curtas-metragens recém-recuperados dirigidos por Robatto: “Entre o mar e o tendal” e “Vadiação”. A sessão conta com a presença de Petrus Pires e Sônia Robatto, filha de Alexandre, que conversarão com o público sobre a obra e o cineasta retratado.

Filho de Roberto Pires, diretor do primeiro longa-metragem baiano, Petrus também acompanhará a exibição de “A grande feira”. O filme realizado por seu pai será apresentado às 15h30.

Ás 17h30, o público poderá conferir gratuitamente a Mostra Bahia Adentro, que reúne seis curtas produzidos em Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Valença, Vitória da Conquista e Cachoeira. "Cine Éden” (Edson Bastos e Henrique Filho), "Pequena Viagens” (Ramon Campello), “Bordel” (Camila Bahia), “Lara” (Leandro Afonso Guimarães), "O espelho" (Murilo Deolino) e "Sambares" (Jefferson Parreira) são os filmes programados.

O segundo dia do Feciba termina com a exibição de “Escutando Tom Zé”, documentário no qual Jorge Alfredo aborda o processo criativo de Tom Zé, revelando a influência da cidade de Irará na música do baiano. A sessão acontece às 19h30 e será seguida por debate com o diretor. As sessões não sinalizadas como gratuitas têm ingressos vendidos por R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50.

Uma realização da Voo Audiovisual e da NúProArt, viabilizada pelo Edital Setorial de Audiovisual 2012 da Fundação Cultural do Estado, juntamente com a

Secretaria de Cultura da Bahia, o Feciba traz ainda uma mostra competitiva com 14 curtas-metragens, com premiações escolhidas pelo público e pelo júri técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário