> TABOCAS NOTICIAS : Exército do México resgata 165 imigrantes ilegais perto da fronteira

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Exército do México resgata 165 imigrantes ilegais perto da fronteira

O Exército mexicano conseguiu resgatar, na última terça-feira, 165 imigrantes ilegais - dentre eles grávidas e crianças - que haviam sido sequestrados por um grupo criminoso quando tentavam chegar aos Estados Unidos. Os imigrantes, detidos no violento estado de Tamaulipas, foram resgatados por soldados depois de serem mantidos reféns durante um período de duas a três semanas em condições insalubres em uma casa no município de Gustavo Diaz Ordaz, a menos de 1 quilômetro da fronteira com os Estados Unidos.
De acordo com o porta-voz do gabinete de segurança do país, Eduardo Sánchez, entre os libertados estão 77 salvadorenhos, 50 guatemaltecos, 23 hondurenhos, 14 mexicanos e um indiano, incluindo 20 crianças e duas mulheres grávidas.
"As vítimas afirmaram que tinham a intenção de entrar nos Estados Unidos, mas foram detidas contra a sua vontade. O suposto grupo criminoso entrou em contato com as famílias por telefone para exigir diversas quantidades em dinheiro", disse Sánchez.
Durante o governo do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012) e nos primeiros meses do governo do presidente Enrique Peña Nieto, cerca de 75 mil pessoas foram mortas em atos supostamente ligados ao crime organizado e outras 26 mil estão desaparecidas, segundo dados oficiais.
Grupos criminosos como o Zetas frequentemente sequestram imigrantes ilegais com destino aos EUA para forçá-los a traficar drogas ou pedir dinheiro para parentes na América Central, em troca de sua liberdade sob a ameaça de assassinato. Em agosto de 2010, 72 imigrantes ilegais da América Central e do Sul foram mortos pelos Zetas em um rancho na cidade de San Fernando, no estado de Tamaulipas. Em 2011, cerca de 200 corpos, muitos deles mexicanos, foram encontrados em valas comuns na mesma região.
Segundo a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), mais de 11 mil imigrantes ilegais foram sequestrados no México de abril a setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário