> TABOCAS NOTICIAS : Disputa por água de açude causa tensão e cria conflito entre cidades no sertão do CE

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Disputa por água de açude causa tensão e cria conflito entre cidades no sertão do CE

A disputa pela água de um açude para abastecimento colocou em pé de guerra a população de três municípios do sertão cearense. O conflito envolve os municípios de Crateús, Novo Oriente e Quiterianópolis, que lutam pela água do açude Flor do Campo, localizado em Novo Oriente.

O açude --o maior da região do sertão de Crateús-- abastece hoje as cidades de Novo Oriente (por adutora) e Quiterianópolis (por carro-pipa), em situação de emergência pela seca. As duas cidades se uniram e prometem impedir, de qualquer forma, a abertura das comportas.

O governo do Estado informou que, a partir do dia 20, a água do açude deve começar a ser transposta para outro açude de Cratéus, para garantir o abastecimento daquela população. Segundo o governo, o município deve entrar em colapso no início do próximo mês.

O problema alegado pelos moradores de Novo Oriente e Quiterianópolis é que o açude tem capacidade de 111 milhões de metros cúbicos, mas está com cerca de 15% de sua capacidade --16 milhões. Desse total, 7 milhões de m³ serão liberados para Crateús, segundo o governo do Estado. Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário