> TABOCAS NOTICIAS : DataFolha constata que paulistanos não confiam mais no governo federal e no Congresso. Redes sociais, imprensa e Igreja Católica são os mais conrfiáveis

quarta-feira, 19 de junho de 2013

DataFolha constata que paulistanos não confiam mais no governo federal e no Congresso. Redes sociais, imprensa e Igreja Católica são os mais conrfiáveis

* Datafolha na Cidade de SP - Folha SP, hoje, dia 19

1. Há dez anos, 51% dos habitantes da capital paulista achavam que o Executivo (Presidência e ministérios) tinha muito prestígio. Em 2007, o percentual caiu para 31%. Hoje, são apenas 19%. Essa década coincide com a administração do PT no Planalto --com Lula e Dilma. No caso do Congresso, a avaliação tem sido ruim: os que achavam que o Poder Legislativo não tem nenhum prestígio eram 17% em 2003. Agora, a taxa subiu para 42%.

2. Em 2003 havia apenas 22% dos habitantes da cidade de São Paulo que consideravam que essas agremiações não tinham nenhum prestígio. Agora, são 44%. No caso do Judiciário, 38% dos paulistanos achavam que esse Poder tinha prestígio em 2003. A taxa recuou em 2007 para 34%. Ontem o Datafolha registrou só 20%.

3. Na outra ponta da avaliação das instituições pesquisadas aparecem as Redes Sociais, que lideram com "muito prestígio" para 65% dos paulistanos. A imprensa vem a seguir com 61%. Em terceiro lugar está a Igreja Católica (35%). Quem tem mais de influência na sociedade? Redes sociais (72%) e Imprensa (70%) estão em primeiro lugar. Bem abaixo vêm Igreja Católica (34%) e Igreja Universal (32%).

4. Aumentou muito a parcela dos paulistanos que apoia os protestos contra o reajuste da tarifa de ônibus na cidade. Na quinta passada, 55% eram a favor das manifestações. Agora, são 77%. De maneira espontânea, 67% dos paulistanos disseram que o motivo que levou 65 mil pessoas a protestar anteontem em São Paulo foi o aumento no preço das passagens do transporte. Para 38%, a razão da marcha foi a corrupção. E 35% responderam que o protesto teria sido contra os políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário