> TABOCAS NOTICIAS : Dalai Lama diz que próximo sucessor pode ser mulher

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dalai Lama diz que próximo sucessor pode ser mulher

O líder espiritual Dalai Lama afirmou nesta quinta-feira, no início de uma turnê de dez dias na Austrália, que seu sucessor poderia ser uma mulher. Segundo ele, as mulheres possuem as qualidades necessárias para servir como líderes, têm compaixão e são mais sensíveis que os homens. As declarações do tibetano vieram após a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, acusar a oposição conservadora de comportamento misógino e promover políticas que marginalizam as mulheres.
- Se as circunstâncias mostrarem que uma mulher Dalai Lama é mais útil, automaticamente virá uma mulher - afirmou em Sidney.
Tenzin Gyatso, o 24º Dalai Lama, de 77 anos, indicou que o mundo precisa de líderes que incorporem compaixão, para fazer frente a uma crise moral de desigualdade e sofrimento. De acordo com o tibetano, as mulheres teriam mais potencial, já que são "mais sensíveis ao bem-estar das pessoas". Ele citou como exemplo o caso de seus pais:
- No meu caso, meu pai tinha mau temperamento. Em algumas ocasiões, ele chegou a me bater. Mas minha mãe era maravilhosamente compassiva - acrescentou.
O Dalai Lama, Prêmio Nobel da Paz, que vive exilado na Índia desde 1959, começou uma turnê na Austrália, onde ele pretende dar palestras em Sidney, Melbourne, Adelaide e Darwin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário