> TABOCAS NOTICIAS : Brasil em perigo

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasil em perigo

Por Rodrigo Constantino, economista / Fonte: Alerta Total
Não vou sucumbir à pressão das massas. É claro que eu posso estar enganado em minha análise cética sobre as manifestações, mas se eu mudar de idéia –o que não só não ocorreu ainda, como parece mais improvável agora– será por reflexões serenas na calma de minha mente, e não pelo “linchamento” das redes sociais.
Ao contrário de muitos, eu não vejo nada de “lindo” em cem mil pessoas se aglomerando nas ruas. Tal imagem me remete aos delicados anos 60, que foram resumidos por Roberto Campos da seguinte forma: “É sumamente melancólico –porém não irrealista– admitir-se que no albor dos anos 60 este grande país não tinha senão duas miseráveis opções: ‘anos de chumbo’ ou ‘rios de sangue’…”
Eu confesso aos leitores: tenho medo da turba! Eu tenho medo de qualquer movimento de massas, pois massas perdem facilmente o controle. Em clima de revolta difusa, sem demandas específicas (ao contrário de “Fora Collor” ou “Diretas Já”), o ambiente é fértil para aventureiros de plantão. Um Mussolini –ou um juiz de toga preta salvador da Pátria– pode surgir para ser coroado imperador pelas massas. LEIA O TEXTO INTEIRO CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário