> TABOCAS NOTICIAS : 8 DE JUNHO

sábado, 8 de junho de 2013

8 DE JUNHO

Em 1968 foi comemorado o 40º aniversário da Estação Limeira, uma unidade de pesquisa de citricultura criada na cidade de Limeira (SP). Durante o evento, Ody Rodrigues, chefe da antiga seção de Citricultura do Instituto Agronômico – IAC – órgão de pesquisa do governo paulista, sugeriu a escolha de um dia para divulgar e discutir assuntos ligados à citricultura. Assim, o Dia do Citricultor ficou estabelecido como 8 de junho.
A citricultura é a cultura de frutas cítricas. São exemplos deste tipo de fruta a laranja, a tangerina e o limão.
Aperfeiçoar os investimentos, melhorar a produtividade e preservar os pomares: esses são alguns dos principais objetivos do citricultor. Este produtor, com seu cuidado, dedicação e perseverança, fez com que a citricultura ocupasse um lugar de incontestável destaque na economia brasileira.
A agroindústria citrícola brasileira está concentrada no Estado de São Paulo e é responsável pela quase totalidade da produção e pelo processamento da safra nacional de laranja, além do abastecimento de parte significativa do mercado mundial do suco concentrado, congelado e de seus subprodutos. Cabe aos citricultores paulistas também o abastecimento do mercado doméstico da fruta in natura.
Um dos desafios da citricultura é o manejo dos pomares, pelos cuidados que exigem as frutas. A laranjeira é uma planta perene, que necessita de tratos intensivos, investimentos e técnica para, somente após quatro anos, começar a produzir. Assim, essa cultura demanda maquinário e tecnologia para garantir a qualidade dos produtos, coisa que o país está disposto a concretizar com altos investimentos no setor.
Fonte: Livro A Origem de Datas e Festas de Marcelo Duarte / Portal São Francisco

O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer de Cérebro é uma iniciativa da German Brain Tumor Association, associação alemã, celebrado anualmente no dia 8 de junho.
O câncer cerebral pode ser lesões ou massas expansivas que se originam dentro do crânio devido a multiplicação anormal das células. Os tumores cerebrais nem sempre se originam no cérebro, pois há um tipo de tumor que se origina nas membranas próximas ao mesmo, nos nervos cranianos, nas dobras cerebrais e ainda podem ser transmitidos pelo sangue quando acontece em determinado órgão e por metástase se espalha.
De desenvolvimento gradual, o tumor cerebral apresenta sintomas como ataque epilético, náuseas, vômitos, fraqueza, dificuldade em falar, alteração na coordenação motora, dificuldade em movimentar, sonolência, dor de cabeça, alterações de memória, alterações de personalidade, hipertensão intracraniana, lesão em área vital do cérebro, água no cérebro (hidrocefalia), inchaço e retenção de líquido próximo ao tumor.
Acredita-se que a maioria dos tumores que ocorrem no cérebro é fruto de metástase, ou seja, são originados em outros órgãos e migraram para o mesmo pelo sangue, porém, quando se manifesta diretamente no cérebro atinge principalmente pessoas do sexo masculino, de pele branca, com idade igual ou superior a 70 anos, com sistema imunológico debilitado, com história desse problema na família. Mais em Fonte: FreeBase / Wikipédia / Mundo Educação

Em 1992, durante a Cimeira da Terra (Conferência do Rio) foi criado o Dia Mundial dos Oceanos. A comemoração deste dia é uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância dos Oceanos para o equilíbrio ecológico da Terra e atualmente é um ponto chave no tema das alterações climáticas, muito em voga nos órgãos de comunicação social em todo o mundo.

Os Oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera desempenham um papel importante na configuração das condições climáticas que tornam a vida possível no nosso planeta. Os oceanos não são somente o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos. Mais em Fonte: Caminhos do Conhecimento / EMAM / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário