> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE JUNHO

sexta-feira, 21 de junho de 2013

21 DE JUNHO

Terceira causa de internação hospitalar no país, com gastos superiores aos da tuberculose e da Aids, a asma é responsável por cerca de 2.500 óbitos por ano no Brasil. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que a cada ano, mais de 367 mil brasileiros dão entrada nos hospitais vitimados pela doença. Para tentar melhorar este quadro a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia instituiu, no dia 21 de junho, o Dia Nacional de Combate a Asma.
Pode-se definir a asma como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, sendo este o principal mecanismo que torna os brônquios mais sensíveis aos diversos fatores desencadeantes das crises. A doença – de caráter hereditário (asma alérgica) – não pode ser curada, mas pode ser perfeitamente controlada quando o tratamento é adequado, podendo o paciente ter vida normal, inclusive praticar esportes competitivos. As crises de asma podem ser desencadeadas por diversos fatores como infecções virais (asma não-alérgica), poeira domiciliar, mofo, cheiros fortes, umidade, emoções e mudanças de temperatura. A asma é caracterizada clinicamente por crises de falta de ar, chiado, tosse intensa e sensação de aperto no peito.
O tratamento da doença é feito basicamente com o uso contínuo de remédios antiinflamatórios, sendo os corticóides inalatórios os mais eficazes. O tratamento das crises de asma exige o uso imediato de broncodilatadores por inalação, principalmente sob a forma de “bombinhas” (dispositivo para levar a medicação para o pulmão), e também por nebulização. Com o uso regular destes medicamentos, consegue-se o controle da doença e os pacientes podem ter vida normal. Além disso, é fundamental que o médico explique detalhadamente a doença e como deve ser feito o seu tratamento, e o paciente deve usar corretamente os remédios e fazer as revisões médicas. Taquicardia, tremor e excitação são alguns efeitos colaterais vistos nos pacientes que fazem o uso da medicação. Entretanto, é necessário um acompanhamento psicológico para que os pacientes não entrem em crise e nem se tornem dependentes dos medicamentos. Fonte: SESAB / HGBnet

Todo ano no dia 21 de junho é comemorado mundialmente o “Go skateboarding Day”, Dia do Skate.
É considerado o feriado oficial do skate. A data foi criada em 2004 pela IASC – International Association of Skateboard Companies (fundada em 1994) - e mais de 10 países (inclusive o Brasil) já aderiram as comemorações.
A data começou como uma desculpa para skatistas de todas as idades esquecerem por um dia as suas obrigações, andar de skate e se divertirem.
No Brasil, o Dia Nacional do Skate é comemorado em 3 de agosto. A data foi instituída em 1995.
Go Skateboarding Day, held on June 21 every year, is the official holiday of skateboarding. The holiday began June 21, 2003 as an excuse for skateboarders to make skateboarding their top priority. Go Skateboarding Day began with a few simple skate sessions and bar-b-ques held in skateboarding’s unofficial capital, southern California.
Founded by the International Association of Skateboard Companies (IASC), Go Skateboarding Day gives passionate skateboarders as well as those who are simply inspired by skateboarding, the opportunity to drop everything and get on a skateboard. Go Skateboarding Day is a cooperative of decentralized events that take place around the globe. Skateboard retailers, manufacturers, skateparks, distributors, organizations and individuals of all colors, creeds, and attitudes hold skateboarding events to celebrate the holiday. Skateboarders around the world create their own events and traditions to celebrate skateboarding. Fonte: Campeonatos de Skate / Go Skateboarding Day

O dia 21 de junho foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Dia Mundial da Hidrografia. O objetivo deste dia é permitir a divulgação da relevância do trabalho da Organização Hidrográfica Internacional e dos serviços hidrográficos dos Estados-membros, em prol da segurança da navegação e da proteção do meio marinho.
A Organização Hidrográfica Internacional foi fundada em 1921, no Principado de Mônaco, com 18 Estados-membros fundadores. Atualmente a OHI conta com 76 Estados-membros e tem como principais tarefas: coordenar as atividades entre serviços hidrográficos nacionais; uniformizar as cartas e documentos náuticos; adotar métodos exatos e eficientes para a realização de levantamentos hidrográficos; desenvolver as ciências e as técnicas, no domínio da hidrografia e da oceanografia descritiva.
Every year in June, the IHO celebrates World Hydrography Day. The aim of the day is to recognise the achievements of the hydrographic community and to raise awareness and understanding of hydrography, which is essential for safe navigation and the protection of the marine environment. First celebrated on June 29 2005, the UN adopted a resolution to celebrate it annually to coincide with the date the IHO was established in 1921.
The International Hydrographic Organization (IHO) celebrates World Hydrography Day (WHD) on 21st of June, this year carrying the theme Hydrographic Services – the essential element for maritime trade. This is the anniversary date on which the IHO was created in 1921. Fonte: The Future of Navigation / Hydro International

No dia 21 de junho, os publicitários brasileiros comemoram o Dia do Mídia, data instituída pela Central de Outdoor em 1978, então protagonistas dessa decisão Aroldo Araújo e Carlos Alberto Nanô, o primeiro um profissional de RP, o segundo proprietário da Nanograf. È uma data consagrada ao profissional que planeja e veicula as campanhas criadas pelas agencias de propaganda para seus clientes.
Convencionava-se no passado dizer que o profissional da área precisava apenas “fazer a mídia da mãe” que no Brasil significava programar a revista Veja e a Rede Globo e apenas isso. Era exagero, mas refletia facilidades que hoje não mais existem. Se há uma área que requer atualização de conhecimentos todos os dias é justamente a de mídia, diante das opções existentes que, por sua vez, demandam pesquisas e controle para aferição de resultados. 
A mídia da mãe já foi mídia da avó que, então, programava a Radio Nacional, Revista Cruzeiro e a TV Tupi. Hoje a mídia não é mais da avó, nem da mãe, muito menos do compadre. O profissional da área é um técnico que lida com um volume de informação extraordinário. O seu papel é, dentre outras funções que incluem o planejamento de comunicação, avaliar, por exemplo, qual dos veículos mencionados neste artigo é mais adequado para atingir o público alvo do produto, ou serviço do cliente.
Você leitor convive com esses veículos no dia-a-dia, mas tal vez não tenha reparado na abrangência das alternativas de mídia que o mercado oferece. Repare: anuncio, classificado, sobre-capa, cinta e encarte de jornal; anuncio, sobrecapa, encarte e funzines de revista; comercial, vinheta, patrocínio, insigth e merchandising de TV; comercial, patrocínio, e merchandising de rádio; banner, pop-ups, pod-cast, viral, links patrocinados e videonet na internet; cinema; lista telefônica; guias; outdoor; back-ligth; front-ligth; totem; abrigo de árvores; envelopamento, painel dinâmico e entrevias de metrô; trens; táxidoor; bike-door; motomídia… 
Esteiras de bagagens, adesivos de chão, painéis de embarque, estacionamentos, carrinho de bagagem, aerovídeo e mega-paineis de aeroporto; estação rodoviária, outbus; backbus; videobus; abrigos de ônibus; sanitários eletrônicos; relógios digitais; telefone celular; Iphone; faixa de rua; carro de som; vídeo-van; lixeiras; móbile-truck; sinalização de rua; empenas; barreiras de pedestre; indoor em banheiros; balões; zepellin; faixa de avião; poltrona de avião; sky mídia; vela de jangada; trio elétrico; display; bandeirolas; cartaz de PDV; folhinha; calendário de mesa; triface; pedágio; placas de poste; pipas; bancos de praça; gôndola, adesivos de chão, display, carrinho de compras e vídeo-checking em super-mercados; painéis de estrada; camiseta; boné; canetas; display de restaurante; porta de elevador; interior de elevador (elomídia); fachada de shopping; carrinho de bebê em shopping; pedágio; palanque; caixa de fósforos; caixa de pizza… 
Banca de jornal, cabine telefônica, estandes, advergame, outernet, audiotrans, coletor de papel, cartão telefônico, cartaz rebocado por barcos, placas de estádio, raio laser, guarita salvavidas, mochila, videotronicks, rampa para deficientes físicos… e mais uma centena de opções de mídia impossíveis de ser relacionadas... Origem: almanaquedacomunicação

Os gregos inventaram os jogos olímpicos há mais de três mil anos. De acordo com a lenda, certo dia, Hércules, filho de Zeus - o deus supremo - matou um homem. Arrependido, ele criou as Olimpíadas para pedir perdão ao pai e aos deuses do Olimpo.
As Olimpíadas eram realizadas de quatro em quatro anos, onde os gregos exibiam suas habilidades nos jogos e agradeciam a Zeus e aos deuses do Olimpo, em quatro grandes festas. O primeiro registro dessas festas data de 776 a.C.
O resgate dos jogos olímpicos foi idéia de um educador francês, o barão Pierre de Coubertin (1863-1937). Provavelmente, é dele a famosa frase "O importante não é vencer, é competir", com a intenção de contribuir para a confraternização entre os povos. Em 1894, Coubertin criou, juntamente com representantes de 15 países, o Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1896, foi realizada a primeira Olimpíada da era moderna, em Atenas.
Coubertin e o COI criaram para as olimpíadas várias regras e símbolos usados até hoje. A bandeira olímpica tem cinco anéis que representam os continentes, entrelaçados sobre um fundo branco; é o símbolo da integração dos povos e traz o lema olímpico:
"Citius, Altius, Fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte).
Para reviver o espírito dos jogos gregos, criou-se a tradição da tocha olímpica.
Foi também idéia de Coubertin a cerimônia de premiação depois de cada prova, em que os atletas ganham medalhas de ouro, prata e bronze.
A tradição de escolher um mascote para representar os jogos olímpicos começou nas Olimpíadas de Munique, em 1972, com a criação de Wald, um cão bassê. Nas Olimpíadas de Montreal, em 1976, o mascote foi Amik, um castor. O mais simpático foi o ursinho Misha, símbolo das Olimpíadas de Moscou, em 1980. Nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, a mascote foi Sam, uma águia pintada com as cores dos Estados Unidos. Para as Olimpíadas de Seul, em 1988, foi escolhido o tigre macho Hodori e a tigre fêmea Hosumi, representantes da espécie típica da fauna local, ameaçada de extinção. Nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, foi a vez do cachorro Cobi, de raça desconhecida. 
A mascote das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, não agradou muito, porque era um bicho imaginário muito estranho chamado Izzy, criado por um artista plástico. Nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, os mascotes oficiais foram: Olly (um pássaro), Syd (um ornitorrinco) e Millie (uma equidna). Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, os bonecos Phèvos e Athenà simbolizaram a igualdade e a fraternidade que devem existir no mundo, entre todos os seres humanos. Origem: paulinasonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário