> TABOCAS NOTICIAS : 18 DE JUNHO

terça-feira, 18 de junho de 2013

18 DE JUNHO

18 de Junho – Dia da Imigração Japonesa no Brasil

kasato_maru
No dia 26 de julho de 2005, sob a Lei número 11.142, foi instituído o Dia da Imigração Japonesa no Brasil.

Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.
No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão, passava por um período de grande crescimento populacional. A economia nipônica não conseguia gerar os empregos necessários para toda população, então, para suprir as necessidades de ambos os países, foi selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês.
Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Pesquisas indicam que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras. A maioria dos imigrantes preferia o estado de São Paulo, pois nesta região já estavam formados bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias espalharam-se para outros cantos do Brasil como, por exemplo, agricultura no norte do Paraná, produção de borracha na Amazônia, plantações de pimenta no Pará, entre outras. Mais em Fonte: Portoweb / Sua Pesquisa

18 de Junho – Dia Nacional do Químico

quimico_dia_nacional
O Dia Nacional do Químico marca a data em que foi promulgada a Lei número 2.800 – 18 de junho de 1956 –, que possibilitou a criação do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química, órgãos de fiscalização e regulamentação do exercício profissional. Como se dizia na época “o reconhecimento da profissão”.

Essa lei, além de assegurar os direitos dos profissionais da Química, garante também à sociedade brasileira que a Química seja exercida em seu benefício e em prol do desenvolvimento tecnológico de nosso país.
Fiscalizada pelo Conselho Federal de Química, a profissão está em alta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o mercado de trabalho é promissor. Entre técnicos, químicos, engenheiros químicos e químicos industriais, são cerca de 100 mil profissionais atuando, estando 90% empregados na indústria. Por ano, formam-se cerca de 1.500 químicos nas universidades brasileiras.
José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos principais personagens do movimento da Independência do Brasil, foi um dos mais importantes mineralogistas de sua época e é conhecido como o “patriarca dos químicos”. Por volta de 1800, José Bonifácio pesquisou dois minerais que, em 1818, foram responsáveis pela descoberta do elemento Lítio. Fonte: Vestibular1

Nenhum comentário:

Postar um comentário