> TABOCAS NOTICIAS : 10 DE JUNHO

segunda-feira, 10 de junho de 2013

10 DE JUNHO

DIA DA ARTILHARIA - 10 DE JUNHO
O que é a Artilharia
Composto bélico de canhões, peças e várias bocas-de-fogo para atirar projéteis a longas distâncias. 

História da artilharia
Em suas forças de manobra, todos os exércitos têm a fonte primordial de poder de combate. São estas que vão à frente, conquistam terreno, dominam cidades, perseguem o inimigo. Nem a Infantaria nem a Cavalaria cumpririam suas missões sem o essencial apoio de fogo da Artilharia.

Lançador portátil - mísseis
Perspicazes, detalhistas, previdentes e meticulosos, os artilheiros raciocinam com ângulos, matemática, tiros precisos. Sabem que deles depende o apoio de fogo aos elementos de manobra; que seus tiros sobre instalações de comando, logística e reservas adversárias dão profundidade ao combate; que suas armas protegem nossas forças dos perigos que vêm dos céus e dos mares; e que sua responsabilidade na guerra é muito ampla, inquestionável, fundamental.
Integrando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial, os artilheiros dispararam seu primeiro tiro, com um canhão de 105mm, às 14h22min de 15 de setembro de 1944, nas encostas do Monte Bastione. Foi seu batismo de fogo, missão primeira de muitas outras cumpridas em proveito da FEB na Itália.

Origem da data
O dia 10 de junho - dia da artilharia - foi instituido em homenagem ao "Patrono da Artilharia", Marechal Emílio Luiz Mallet, o "Barão do Itapevi", nascido em 10 de junho de 1801.

O Patrono da Artilharia
O Marechal Emílio Luiz Mallet - Barão do Itapevi foi consagrado, por Dec. 51424 de 13 mar 1962, patrono da Arma de Artilharia, em cujo seio se forjou e se firmou com o honroso título de Artilheiro Símbolo do Brasil.
Mallet nasceu em Dunquerque – França, em 10 junho 1801, e faleceu no Rio. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-da-artilharia-10-de-junho.html

A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados. Até 25 de abril de 1974 era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça.
O mundo que fala português (chamado lusófono) tem atualmente cerca de 250 milhões de pessoas e no Brasil estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Seu ensino virou obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).
O fato de a língua portuguesa estar assim espalhada pelos continentes deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos. São chamados de crioulos os dialetos das colônias europeias de além-mar.
Luís Vaz de Camões foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Pouco se sabe com certeza sobre sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de família da pequena nobreza. Sobre sua infância tudo é conjetura, mas ainda jovem, teria recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literaturae história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas sua passagem pela escola não é documentada. Mais em Fonte: IBGEteen / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário