> TABOCAS NOTICIAS : Virose ou embriaguez? Presidente tcheco cambaleia em evento público

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Virose ou embriaguez? Presidente tcheco cambaleia em evento público


Estava bêbado ou não? Imagens de vídeo publicado na internet mostram o novo presidente da República Tcheca claramente desequilibrado, apoiando-se em uma parede durante um ato público, com dificuldades para caminhar e sendo ajudado por um cardeal. O evento, ocorrido na semana passada, mostrou uma cena que já não é surpresa para os tchecos.
Milos Zeman não oculta sua aflição etílica. Na ocasião, o gabinete do presidente insistiu em justificar que ele estava se recuperando de uma virose e que necessitou de dois dias para se curar completamente. Mas as imagens deixam dúvidas.
Desde de que foi postado, o vídeo despertou uma série de piadas nas mídias sociais. Os tchecos - considerados alguns dos maiores apreciadores de cerveja do mundo - estão postando fotos de si mesmos, embriagados em bares, com legendas como "aqui estou, contraindo um vírus."
Aos 68 anos, Zeman é fumante compulsivo, amante de comidas gordurosas e frequentemente enaltece as virtudes do álcool. Uma vez, elogiou Wiston Churchill por seu gosto pelo whisky. Também lembrou que Hitler era vegetariano e abstêmio, completando: "Já sabemos o que ele fez."
Durante a campanha eleitoral de 1996, Zeman disse que o ônibus de sua comitiva se abasteceu de "gasolina e Becherovka", um popular licor tcheco. Dois anos mais tarde se tornou primeiro-ministro. Um tabloide da República Tcheca afirmou uma vez que Zeman bebia uma média de seis taças de vinho por dia, além de três copos de licor forte.
Seu rival nas eleições presidenciais deste ano, Karel Schwarzenberg, não perdeu a oportunidade de lhe provocar.
"Milos Zeman foi, na minha opinião, um dos primeiros-ministros mais inteligentes que esse país já teve. Se não bebesse tanto, teria sido um primeiro-ministro muito bom", alfinetou Schwarzenberg durante a campanha.
Zeman, que mesmo assim saiu vitorioso nas eleições de janeiro, insiste em dizer que está tão acostumado a beber que não sofre mais os efeitos negativos do álcool, e já desafiou quem prove o contrário.
"Se alguém me viu bêbado alguma vez na minha vida, que diga", disse o presidente, durante a campanha.
Miroslava Nemcova, presidente da Câmara Baixa do Parlamento, foi a única pessoa no evento da semana passada que comentou a aparência de Zeman.
"Vi o mesmo que vocês viram. Vocês dirão", disse Nemcova, de acordo com o portal Lidove Noviny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário