> TABOCAS NOTICIAS : “Transformação da Ceplac em Embrapa Cacau é urgente”, afirma Félix Júnior

terça-feira, 7 de maio de 2013

“Transformação da Ceplac em Embrapa Cacau é urgente”, afirma Félix Júnior


“O café é uma cultura permanente como o cacau e a excelência da Embrapa conseguiu desenvolver uma variedade de café resistente à seca. Não tenho dúvidas de que, com a fusão da Ceplac com a Embrapa, conseguiremos desenvolver um cacau resistente à vassoura de bruxa. Por isso, a transformação da Ceplac em Embrapa Cacau é urgente. Precisamos tentar. Só a inércia pode levar a cacauicultura ao fracasso”.
 Foi o que declarou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, deputado federal Félix Júnior (PDT-BA) ao ver estampada nesta segunda-feira (06), em jornais de todo o País, a notícia de que a Embrapa está aplicando em culturas como a cana-de-açúcar, arroz, soja e algodão o gene CAHB12, encontrado no café, capaz de resistir por até 45 dias sem água.
 Expertise - O pedetista lembra ainda que nos últimos 40 anos a área destinada a grãos e sementes oleaginosas no Brasil aumentou 43,92%, enquanto a produção aumentou por volta de 249,56% e os rendimentos aumentaram 2,4 vezes. As mesmas tendências de crescimento se repetem no segmento de carnes bovina, suína e de frango.
 “O aumento da produtividade e dos rendimentos da agropecuária brasileira coincidem com a existência e a atuação da Embrapa. É a expertise dessa empresa que precisamos aplicar na lavoura cacaueira. A fusão da Ceplac com a Embrapa será boa, inclusive, para seus pesquisadores. As manchetes de hoje mostram que estamos no caminho certo”, defendeu o parlamentar.
 Félix Júnior informou ainda que está agendando audiências em Brasília com o diretor da Ceplac, Helinton José Rocha, e com o presidente da Embrapa, Maurício Antonio Lopes, para tratar deste assunto. Fonte: Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário