> TABOCAS NOTICIAS : Seca faz Açude baixar o nível em 11 metros fazendo aparecer ruínas de Canudos

domingo, 5 de maio de 2013

Seca faz Açude baixar o nível em 11 metros fazendo aparecer ruínas de Canudos


Alexandre Lyrio*alexandre.lyrio@redebahia.com.br
 - Que desgraça de tanto tiro... Simbora daqui, pelo amor de Deus!   
São as balas das espingardas bate-bucha zunindo nos ouvidos da volante. Na terceira investida do Exército sobre o Arraial de Canudos, o coronel Moreira César é atingido mortalmente. 
Apesar de armados com fuzis, os 1,2 mil soldados do governo sucumbem à fé e à fúria da jagunçada e, ante a perda do seu comandante, resolvem debandar como diabos fugindo da cruz. É nesse momento que o Coronel Tamarindo, que assume a tropa, profere a frase famosa.  
- É tempo de murici... Cada um cuida de si...
Mais de cem anos depois, detalhes daquela fuga, um dos capítulos mais marcantes da Guerra de Canudos - entre novembro 1896 e outubro de 1897 - são relatados com entusiasmo pelo poeta e guia turístico José Américo Amorim, 47 anos. Desta vez, o poeta está especialmente empolgado. Não é todo dia que se tem a oportunidade de contar essa história estando com os dois pés sobre o território da  Canudos Velha, a pouco mais de 400 quilômetros de Salvador. Estamos no local exato onde, após uma quarta investida, o povoado construído por Antônio Conselheiro foi dizimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário