> TABOCAS NOTICIAS : Presos fogem de presídio e voltam com drogas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Presos fogem de presídio e voltam com drogas

Detentos escapam de presídio em Viamão (RS) para roubar e voltam para cadeia mais tarde
Reportagem do programa "Fantástico" neste domingo (19) exibiu imagens de presos que deixava o Instituto Penal de Viamão, na Grande Porto Alegre, para cometer assaltos e retornar para a unidade prisional portando produtos roubados, drogas e mantimentos. Alguns cehagam a portar armas; outros, toucas ninja.

Segundo a reportagem, as imagens foram feitas no final do ano passado por um agente penitenciário e estão nas mãos da polícia. A unidade é a maior do regime semiaberto no Rio Grande do Sul, com 287 detentos, e registrou nos quatro primeiros meses deste ano 280 fugas.

Conforme as imagens da gravação feita pelo agente, pelo menos dez presos usam uma escada de madeira que acesso a um pátio externo da cadeia. Dali, chegam sem obstáculos ao alambrado da unidade –e no qual há um buraco eu permite a passagem de uma pessoa. Instantes depois, eles retornam com sacolas e voltam para dentro da cadeia novamente pela escada.

O instituto está proibido pela Justiça de receber novos detentos. A ordem foi determinada após uma revista que, em janeiro passado, localizou armas, drogas, celulares, chips e até mulheres com os presos –e a unidade é unicamente para homens.

Uma das mulheres que estava na unidade, ouvida pela reportagem do programa, disse que ia para fazer programas e consumir drogas. "Fiquei dois, três dias. Eu ia e saia e voltava", disse, para completar: "Fui fazer programa, mas eles [detentos] me davam dinheiro e eu usava a droga livremente", afirmou. http://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário