> TABOCAS NOTICIAS : Passa de 600 o número de mortos em desabamento de prédio em Bangladesh

domingo, 5 de maio de 2013

Passa de 600 o número de mortos em desabamento de prédio em Bangladesh

http://noticias.bol.uol.com.br (AFP) - O número de mortos no desabamento de um edifício de confecções têxteis de Bangladesh chegava neste domingo a 620, depois que dezenas de corpos foram retirados da montanha de escombros, informou uma fonte militar.
O tenente Imran Khan, membro da equipe responsável pelos trabalhos de resgate, confirmou à AFP o número de 622 mortos depois que 53 corpos foram resgatados neste domingo.
O Rana Plaza, de oito andares, desabou no dia 24 de abril em Sevar, nas imediações da capital de Dacca, capital do país, quando cerca de 3.000 empregados da indústria têxtil trabalhavam em cinco confecções diferentes.
Segundo as autoridades, 2.437 pessoas foram salvas.
As tarefas de identificação são difíceis devido ao estado dos corpos, já em descomposição avançada ou mutilados, informaram as autoridades.
"Identificamos somente alguns deles, graças a telefones celulares em seus bolsos ou a carteiras de identificação do funcionário da confecção", explicou à AFP o administrador adjunto do distrito de Dacca, Zillur Rahman Chowdhury.
O forte odor de descomposição sugere que ainda há corpos de vítimas sob os escombros.
Segundo uma autoridade responsável pelas investigações, as vibrações provocadas principalmente por quatro enormes geradores de eletricidade instalados nos andares superiores do edifício provocaram o desastre.
Além disso, segundo o arquiteto do prédio, Masood Reza, o imóvel não foi projetado para suportar o peso de todo o maquinário e dos geradores instalados nas fábricas de roupas, e sim para abrigar escritórios ou centros comerciais. 
A Polícia de Bangladesh deteve 12 pessoas, incluindo o proprietário do edifício e quatro pessoas responsáveis pelas fábricas. Eles são acusados de ter obrigado os empregados a continuar trabalhando, apesar das rachaduras que apareceram no imóvel no dia anterior ao desabamento.
A tragédia aconteceu cinco meses depois de um incêndio que provocou a morte de 111 pessoas em outra fábrica de roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário