> TABOCAS NOTICIAS : Obra de transposição do São Francisco se transformou em fantasma para os nordestinos

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Obra de transposição do São Francisco se transformou em fantasma para os nordestinos

Transposicao-Rio-Sao-Francisco-Foto-Lideranca-PSDB--300x185
Uma das maiores obras de infraestrutura do país, a transposição do rio São Francisco se transformou em um fantasma para os nordestinos, que sofrem uma das piores secas dos últimos 50 anos. É mais uma das promessas do PT que só serviram como palco de campanha para eleger a presidente Dilma Rousseff. E…enquanto isso, os sertanejos continuam desesperados com a falta de água, os animais morrem de sede, e o pior de tudo: não há expectativa de um dia o empreendimento virar realidade.

A reportagem de “O Globo” percorreu semana passada três canteiros da construção e testemunhou um cenário desolador, com apenas quatro trabalhadores atuando. Segundo o jornal, o que se viu foi um “conjunto de canais desconectados, dutos enferrujados com ferros retorcidos e estação elevatória”. A reportagem mostrou que em Floresta e Custódia (PE) a obra está parada e a estrutura não tem utilidade. O deputado Antonio Imbassahy (BA) vê com tristeza o cenário e exige do atual governo a entrega do empreendimento.

TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO

“A seca é dramática na região. A população está desassistida. O que vemos é o completo abandono de uma obra que tinha o objetivo de atender parte da população sertaneja”, lamentou nesta segunda-feira (29). Para o tucano, o projeto só serviu para os petistas como palanque eleitoral.

O PSDB vem cobrando reiteradamente a execução da obra, mas o Executivo federal não dá atenção ao problema, que afeta milhões de nordestinos. No ano passado, uma comitiva de deputados da oposição visitou trechos da obra em Mauriti (CE) e comprovou o descaso total da gestão petista. No próximo mês, o PSDB visitará novamente o local para avaliar as condições.

Com um custo inicialmente estimado em R$ 4,5 bilhões, a transposição agora está orçada em R$ 8,2 bilhões. A promessa inicial de conclusão era 2010, mas após inúmeros atrasos o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, promete entregá-la em 2015. O empreendimento tem só 43% concluídos, o mesmo índice de 2012.

O parlamentar não acredita na nova data de entrega anunciada pelo governo. “As pessoas estão perdendo seu patrimônio, vendo o gado morrer e a plantação desaparecer. A situação é desesperadora e o governo nada faz”, criticou.

Por fim, Imbassahy deixou um recado ao Executivo: “O PT deve refletir e parar de fazer propaganda, pois não surte mais efeito. Antes as pessoas acreditavam nesse projeto. Hoje muitas pessoas que assistem à propaganda ficam indignadas porque sabem que é dinheiro público sendo jogado fora na busca de uma enganação que nunca acontece. Ninguém confia mais nos anúncios e prazos do PT.”

No plenário da Câmara, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) cobrou agilidade. “A reportagem constatou que a obra continua abandonada. O PAC é o Programa de Aceleração da Comunicação, já que só existe publicidade”, apontou. O tucano considerou grave o ministro da Integração dizer que obras de transposição levam de 10 a 40 anos para serem concluídas. “É tentando justificar o injustificável. Vamos ter que esperar mais 10 anos?”, questionou o tucano.

Água disputada na rua

→ A reportagem mostrou ainda cidades como Águas Belas e Sanharó, em Pernambuco, que também sofrem com a má qualidade da água. No último dia 19, a água era disputada quase a tapa no meio da rua em Águas Belas, a 314 quilômetros de Recife. Filas quilométricas se formaram para encher baldes, panelas e tambores de plástico: mais de 500 pessoas aguardavam a vez de poder se abastecer com a água, distribuída gratuitamente pela Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa).

→ Segundo moradores, há mais de 20 dias as pipas da estatal não apareciam. O prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes Delgado (PT), disse que a água fornecida oficialmente só atende a 40% das necessidades da área urbana. O prefeito disse que a má qualidade da água já se reflete na saúde da população. “De cada dez pessoas internadas no Hospital João Secundino, o principal daqui, oito estão com diarreia”, afirmou.

A frase:

“A transposição do São Francisco era o símbolo do governo do PT no sentido de fazer uma ação transformadora no Nordeste. Agora virou o símbolo da ineficiência, da má gestão e do desperdício do dinheiro público.” Deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) Do Portal da Liderança do PSDB na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário