> TABOCAS NOTICIAS : O que o governo está fazendo com a economia?

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O que o governo está fazendo com a economia?

Quando ouvimos falar de economia, a não ser que sejamos estudiosos da matéria, costumamos ter impressões sucessivas. Primeiro, que não sabemos nada, pois para muitos de nós a linguagem do economês é tão ou mais estrangeira do que o polonês… Mas depois, acabamos percebendo que entendemos vários dos fenômenos, apenas não temos o vocabulário para dar nome a cada um deles.

Como leigo no assunto, foi o que senti após ter acompanhado a esclarecedora palestra sobre a situação atual da economia no Brasil, proferida por um especialista em economia. Trata-se do Dr. Marcel Domingos Solimeo, superintendente do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo.

A palestra teve lugar no Club Homs da Avenida Paulista, promovida pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, no dia 16 de maio último.

Passo a dar algumas pinceladas a respeito da densa exposição.

Ciclo “virtuoso”

No passado recente, vivemos alguns anos de relativa prosperidade. Isso se deveu a um ciclo “virtuoso” da economia, gerado por:
um “bônus externo”, isto é, tivemos a nosso favor uma demanda de bens, sobretudo referentes à agricultura, o que acabou beneficiando também os setores da indústria, do comércio etc.;
um “bônus demográfico”, isto é, tivemos mais gente trabalhando e produzindo do que vivendo da previdência social;
a expansão tecnológica, sobretudo na agropecuária;
a expansão do crédito, gerando uma inclusão gigantesca de pessoas no mercado consumidor (o que gerou um crescimento a curto prazo e consequências funestas a longo prazo, de onde as aspas de “virtuoso”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário