> TABOCAS NOTICIAS : Igreja Anglicana é acusada de encobrir abusos na Austrália e no Reino Unido

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Igreja Anglicana é acusada de encobrir abusos na Austrália e no Reino Unido

A Igreja Anglicana encobriu vários casos de abusos sexuais a menores que ocorreram desde a década de 1960 em centros desta instituição na Austrália e no Reino Unido, segundo revelou nesta sexta-feira (9) a imprensa local.
Uma investigação conjunta dos jornais "The Australian" e do britânico "The Times" assegura que membros da cúpula anglicana, entre eles o ex-arcebispo lorde Hope of Thorne, ocultaram denúncias contra o falecido reverendo britânico Robert Waddington.
O padre é acusado de bater e abusar sexualmente de alunos do internado St. Barnabas, no estado de Queensland, no nordeste da Austrália, que comandou na década de 1960, e a membros do coro da catedral de Manchester, no Reino Unido, do qual foi decano.

Segundo a informação, a Igreja Anglicana deteve as denúncias apresentadas por um ex-aluno australiano em 1999 e por um ex-membro do coro em 2003, e evitou informar a estas supostas vítimas da existência de outras acusações contra Waddington, que supostamente violentou três estudantes em St. Barnabas.
"The Australian" citou o caso do australiano Bim Atkinson, de 59 anos, que acusou Waddington de ter abusado física e sexualmente dele quando era interno de St. Barnabas entre 1964 e 1968.
Sua queixa foi enviada pelos representantes da Igreja Anglicana australiana a Lorde Hope, que então era o segundo na hierarquia desta instituição.

Lorde Hope respondeu em uma carta que Waddington considerava que apesar de ter agido algumas vezes de uma forma que poderia ser mal interpretada, não lembrava de nenhum incidente da "seriedade" descrita por Atkinson.
Mais tarde, representantes da instituição religiosa disseram a Atkinson que Waddington estava a ponto de morrer, depois de uma cirurgia por causa de um câncer na garganta, embora isto só tenha acontecido em 2007.
Em 2005, Atkinson quis reabrir a investigação sobre seu caso, mas a Igreja Anglicana o rejeitou, ao considerar pouco provável que aparecesse "informação adicional", e ofereceu cerca de US$ 75 mil (cerca de R$ 150 mil) de pagamento "ex gratia" (de boa fé) à suposta vítima.

Desaparecimento de arquivos
O bispo de North Queensland, Bill Ray, confirmou o desaparecimento de arquivos, que incluem registros de estudantes e informação sobre o pessoal de St. Barnabas, que operou entre as décadas de 1950 e de 1990.

O jornal apontou que este sumiço responderia a uma tentativa de atrapalhar uma investigação policial em 2005 que buscava extraditar Waddington do Reino Unido, segundo sugeriu Ray, que anunciou a abertura de uma investigação interna.
A Austrália investiga desde abril passado através da Comissão Real sobre Respostas Institucionais aos Abusos Sexuais milhares de casos de abusos sexuais a menores cometidos em instituições religiosas, sociais ou do estado. Fonte: Com informações de UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário