> TABOCAS NOTICIAS : 20 DE MAIO

segunda-feira, 20 de maio de 2013

20 DE MAIO


DIA DO COMISSÁRIO DE MENORES - 20 DE MAIO
Comemoramos em 20 de maio, o Dia do Comissário de Menores ou da Infância e da Juventude, para atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 

O Comissariado da Infância e Juventude presta um serviço essencial de assessoramento à Justiça da Infância e da Juventude, cabendo-lhe a fiscalização das normas de prevenção e proteção às crianças e adolescentes, contidas na legislação e Portarias do Juízo, sendo composto por Comissários efetivos e voluntários.

A função de Comissário da Infância e Juventude é de vital importância na sociedade, e por ser uma atividade na qual se lida com situações delicadas, deve o comissário agir com sabedoria, integridade e amor.

O Dia do Comissário de Menores foi criado pelo projeto apresentado pela Deputada do Estado de são Paulo, Edir Sales, em razão do relevante serviço prestado à sociedade, sendo que no dia 20 de maio, já ocorria a confraternização por parte dos comissários.

O que leva uma pessoa a querer ser um Comissário da Infância e da Juventude é o desejo de zelar pelo cumprimento das Leis relativas à Criança e ao Adolescente, prestando serviço à sociedade da qual faz parte e, conseqüentemente, contribuindo para o bem comum. 

O que desagrada na atividade de Comissário e o que causa mais satisfação, respectivamente, é a incompreensão de alguns segmentos da sociedade, que visando somente o lucro imediato, não reconhecem que com suas ações estão prejudicando o desenvolvimento de crianças e adolescentes e que o número de Infrações ao ECA e
às Portarias do Juízo estão diminuindo, em resposta ao trabalho realizado pelo comissariado.

A sociedade deve reconhecer o trabalho do Comissário da Infância e Juventude como um trabalho de proteção da criança e do adolescente e não como um agente repressor. Imprensa-TJ-RO

20 de Maio – Dia Nacional do Medicamento Genérico

generico_dia
O Dia Nacional do Medicamento Genérico foi instituído pela Lei número 6.677. O objetivo é conscientizar e esclarecer a população brasileira sobre os benefícios dos medicamentos genéricos.

Na embalagem dos genéricos deve estar escrito “Medicamento Genérico” dentro de uma tarja amarela. Além disso, deve constar a Lei número 9.787/99. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.
A Lei do Genérico possibilitou maior acesso a medicamentos de qualidade comprovada, por um preço muito mais baixo.
Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância ativaforma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca. E principalmente, são intercambiáveis em relação ao medicamento de referência, ou seja, a troca pelo genérico é possível.
É mais barato porque os fabricantes de genéricos, ao produzirem medicamentos após ter terminado o período de proteção de patente dos originais, não dão cobertura aos efeitos colaterais que são os custos inerentes à investigação e descoberta de novos medicamentos. Assim, podem vender medicamentos genéricos com a mesma qualidade da patente a um preço mais baixo do que o medicamento original. Fonte: ABN / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário