> TABOCAS NOTICIAS : CNJ obriga cartórios a celebrar casamento entre homossexuais

terça-feira, 14 de maio de 2013

CNJ obriga cartórios a celebrar casamento entre homossexuais

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (14) uma resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento. O ministro Joaquim Barbosa, que também preside o CNJ, foi o autor da proposta, aprovado por 14 votos a 1. 
Babrosa afirmou que a resolução é para efetivar a decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo Tribunal Federal, que liberou a união estável homoafetiva.A decisão do CNJ poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão do CNJ não tem efeito imediato. Entra em vigor a partir da publicação no "Diário de Justiça Eletrônico", o que ainda não tem data para acontecer. De acordo com o texto, se algum cartório se negar a entregar a certidão de casamento civil será comunicado a um juiz corregedor, que tomará as providências cabíveis. 
Antes da resolução do CNJ, casais homossexuais podiam pedir a conversão da união estável em casamento, mas a decisão ficava a critério de cada cartório. http://www.diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário