> TABOCAS NOTICIAS : CANSANÇÃO-BA: Com grandes reservas de Ferro e Ouro, município aguarda por início da exploração

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CANSANÇÃO-BA: Com grandes reservas de Ferro e Ouro, município aguarda por início da exploração

ng1323762_435x190.png
O município de Cansanção possui duas importantes reservas de ferro e ouro desconhecidas de grande parte da população que se fossem exploradas poderiam resultar na geração de centenas de empregos e renda.
A reserva de Ferro fica na localidade de Laje Nova e pertence à Ferbasa, faz parte do complexo do Jacurici que inclui 15 minas distribuídas ao longo da serra de Itiúba e possui uma quantidade quase inimitada de ferrocromo alto carbono, ou “Charge Chrome” que é usado na fabricação de aços inoxidáveis e ligas especiais. Os aços inoxidáveis são utilizados na indústria de alimentos, produtos químicos, celulose, petróleo, nos produtos da chamada linha branca, utensílios domésticos, construção civil e outros.
Já grande parte da reserva de ouro fica nos terrenos da CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, na região de Santo Ambrósio. Pequenos grupos de Garimpeiros já deram início à exploração do ouro na região de forma artesanal, o que tem gerado muita renda, porém não suficiente para impactar a economia do município. No início do ano a CBPM assinou um contrato com a Caiçara Mineração Ltda., empresa do grupo australiano Kisara Gold Pty Ltda., para a realização de trabalhos de pesquisa de ouro e metais-base na região de Santo Ambrósio, porém até o momento o contrato parece não ter saído do papel.
Enquanto a CBPM e a Ferbasa mantém intocáveis a exploração das riquezas do município, centenas de Cansançãoenses sofrem com a falta de oportunidades de trabalho. Por: Gabriel Araújo (Portaldenoticias.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário