> TABOCAS NOTICIAS : Caixa alterou Bolsa Família na véspera de boato, diz jornal

sábado, 25 de maio de 2013

Caixa alterou Bolsa Família na véspera de boato, diz jornal


De acordo com a "Folha de S. Paulo" deste sábado (25), um dia antes do início dos boatos que causaram filas e tumultos em 13 Estados brasileiros, a Caixa Econômica Federal alterou, sem aviso prévio, todo o calendário de pagamento do Bolsa Família.
Todos os benefícios, em um total de R$ 2 bilhões, foram liberados de uma só vez nas contas das 13,8 milhões famílias atendidas.
Segundo o jornal, a informação foi confirmada pela Caixa nesta sexta (24) e contraria a versão que o banco estatal vinha divulgando desde o início do caso.
A liberação de todos os benefícios se deu na sexta-feira da semana passada (17). No dia seguinte, movidas por boatos sobre o fim do programa e um suposto pagamento extra pelo Dia das Mães, entre outros, milhares de pessoas foram a agências para sacar o benefício.
Segundo a regra oficial, o pagamento do Bolsa Família é feito de forma escalonada, seguindo a ordem do último número no cartão. Em maio, por exemplo, aqueles com cartão de final "1" receberiam o pagamento a partir do dia 17, e, assim por diante, até os com o final "0", no dia 31.
A "Folha" afirma descobriu essa mudança no calendário por meio de uma dona de casa da região metropolitana de Fortaleza (CE).
A reportagem afirma que Diana dos Santos, 34, do município de Caucaia, apresentou ao jornal comprovante do saque do benefício na sexta-feira, mostrando a antecipação do pagamento em 12 dias.
"Recebo Bolsa Família há anos e nunca pagaram antecipado. Aí achei estranho, mas fiquei feliz e peguei o dinheiro. Acho que outras pessoas também conseguiram receber antecipado, foram avisando aos conhecidos e virou essa confusão", disse.
O jornal afirma ainda que a Caixa, confrontada pela "Folha", mudou a versão oficial. Afirmou que, por causa de ações em busca de "melhorias no Cadastro de Informações Sociais", o banco "optou por permitir o saque pelos beneficiários independentemente do calendário individual" na sexta-feira, dia 17.
O banco afirmou ainda ao jornal que antecipou o benefício em outras ocasiões, como em calamidades, e disse que não informou os beneficiários sobre essa antecipação do pagamento. (Com informações da "Folha de S. Paulo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário