> TABOCAS NOTICIAS : BC está agindo para consolidar a queda da inflação, diz Tombini

sábado, 11 de maio de 2013

BC está agindo para consolidar a queda da inflação, diz Tombini

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta sexta-feira que a instituição está "vigilante" e vai fazer "o que for necessário" para conter a inflação. "O Banco Central está agindo, está vigilante e vai fazer o que for necessário para que a inflação se consolide num patamar mais baixo neste ano".
Em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, o presidente do BC reiterou que a inflação vai cair nos próximos meses. "A inflação vai recuar", afirmou, completando que "na média, os preços vão cair" porque a inflação aos produtores já está caindo.
Tombini destacou que à medida que o preço dos alimentos recuarem, a inflação será menor. Assim como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ele também destacou a queda do índice de difusão, que mede a quantidade de produtos que tiveram alta nos preços. Segundo ele, o índice de difusão caiu de 75% em janeiro para 65% em abril.
"O combate à inflação vai no sentido de fortalecer a confiança, em linha com uma recuperação gradual da economia", afirmou.
Na quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,55% em abril, mais do que o esperado por analistas. No acumulado em 12 meses findos em abril, o indicador oficial de inflação apresenta variação de 6,49%, dentro do intervalo da meta perseguida pelo BC.
Depois da divulgação do IPCA mais salgado de abril, na quarta-feira, é o terceiro dia consecutivo que a inflação é assunto de reportagens do "Jornal Nacional", o telejornal com maior audiência no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário