> TABOCAS NOTICIAS : BA: 276 municípios atingiram meta de vacinação contra a H1N1

domingo, 26 de maio de 2013

BA: 276 municípios atingiram meta de vacinação contra a H1N1

Dos 417 municípios baianos, apenas 276 alcançaram a meta de vacinação contra a Influenza A H1N1, segundo informou, na sexta-feira (24), através de nota a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O órgão afirmou que os dados foram coletados Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI). Em Salvador 291.926 doses foram aplicadas, dando uma cobertura de 72,10%. O público alvo no município é de 404.903 pessoas.

As cerca de 100 mil pessoas que ainda não foram imunizadas podem receber a vacina neste sábado (25). A campanha nacional de imunização contra o vírus da gripe segue até sexta-feira (31). O público alvo da ação são idosos, crianças até dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, puérperas e gestantes. Para alcançar a meta, cada município deve vacinar 80% dessas pessoas.

Além destes grupos, as Unidade Básica de Saúde, Estratégia Saúde da Família e os Centros de Referência de Imunobiológicos (CRIEs) também aplicam a vacina contra a influenza em pessoas portadoras de doenças crônicas, como doença cardiovascular, acidente vascular cerebral, doenças renais, diabetes, pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crônica, obesidade e imunidade congênita e adquirida, entre outras.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia, até o dia 11 de maio, foram registrados em todo o país 388 casos de influenza A H1N1, com 61 mortes. Na Bahia, de janeiro até o dia 25 maio, foram notificados 37 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Três deles evoluíram para óbito. A Sesab afirma que não foi identificado o vírus Influenza nos casos de morte causadas pela síndrome. Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário