> TABOCAS NOTICIAS : 442 escolas estaduais já ensinam Educação Fiscal no Piauí

quinta-feira, 23 de maio de 2013

442 escolas estaduais já ensinam Educação Fiscal no Piauí


Cidadania e justiça social. Essas são características há muito almejadas pelos brasileiros quando se fala em Sistema Tributário. Para o alcance desta aspiração, a Educação Fiscal é um importante passo para a construção de um longo caminho a ser percorrido. O Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio da resolução nº 7/2010, determina a inserção da Educação Fiscal como tema transversal no Ensino Básico. No Piauí, esta já é a realidade de cerca de 442 Escolas Estaduais, que estão realizando adequações para atender à demanda do Governo Federal.

Diante da relevância do tema, será realizado o 1º Encontro de Educação Fiscal Região Norte. O encontro acontecerá em Luís Correia (no SESC Praia), nos dias 23 e 24 de maio e reunirá participantes de Teresina, Parnaíba, Piripirí, Campo Maior e Barras. Os integrantes discutirão métodos para a inserção da Educação Fiscal nas escolas públicas piauienses, que segundo as perpectivas, devem realizar as adequações até 2014. Serão também realizadas palestras e apresentação de relatórios e resultados da Educação Fiscal no Estado do Piauí.

O Grupo de Educação Fiscal do Piauí, que executa ações para disseminar a temática no Estado, há 10 anos, é constituído por membros das Secretarias Estaduais da Fazenda (SEFAZ) e da Educação (SEDUC). A parceria já qualificou 1229 disseminadores de Educação Fiscal de outras instituições públicas, 1683 professores em 122 municípios piauienses. Algumas dessas capacitações são na modalidade EaD (Ensino à Distância), através da colaboração da ESAF (Escola de Administração Fazendária). O Grupo também apóia instituições de ensino superior público e privado, através da ministração de cursos de extensão e palestras em seminários e outros eventos.

A missão é conseguir transformar um tema muitas vezes considerado sisudo em algo leve, através do ensino multidisciplinar e lúdico. Com isso, promover a compreensão do mundo dos tributos para o alcance de uma cidadania crítica. Esta é a estratégia que atualmente é adotada pela Escola Estadual Odílio de Brito Ramos.Nessa Escola Pública, os professores realizam integração de disciplinas tradicionais com a Educação Fiscal.

“ No início, muitos professores (especialmente de disciplinas como Química e Física) pensavam que não conseguiriam abordar o assunto em sala de aula, mas, depois das palestras do Grupo de Educação Fiscal, eles viram que é possível e necessário. É preciso que saibamos o que pagamos em tributos, e quais os direitos e obrigações que temos em relação a esses tributos. Isso é uma coisa que devemos saber desde pequenos.”, avalia a educadora e Coordenadora Pedagógica da Escola, Francimília Maria Oliveira Pereira.

Professores recebem capacitação para desenvolver o trabalho de Educação Fiscal nas escolas.*Escrito por Julianny Nunes * Fonte: Com informações da Assessoria* Por: Francy Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário