> TABOCAS NOTICIAS : 24 DE MAIO

sexta-feira, 24 de maio de 2013

24 DE MAIO

DIA DA INFANTARIA - 24 DE MAIO
A característica principal da Infantaria é a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas em todos os tipos de terreno.
Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo. A Infantaria poderá ter especializações das mais diversas: motorizada, blindada, pára-quedista, leve, de selva, de caatinga, de montanha, de guardas e de polícia.
As unidades da Infantaria brasileira distinguem-se por diferentes especialidades:
Motorizada, Blindada, Pára-quedista, Leve (Aeromóvel), de Selva, de Montanha, de Caatinga, de Polícia do Exército, de Guarda. São adestradas para combater em diversos tipos de terreno, em qualquer parte do território nacional.

Função no ataque 
Sua missão básica, no ataque, é destruir ou capturar o inimigo, empregando o fogo, o movimento e a ação de choque. Na defensiva, mantém o terreno e contra-ataca. Tem por característica essencial a aptidão para combater a pé em todos os tipos de terreno, podendo deslocar-se para os lugares mais remotos – desde que receba meios de transporte adequados – e operar sob quaisquer condições meteorológicas.
Nossos infantes integraram a Força Expedicionária Brasileira, durante a II Guerra Mundial. A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária conquistou o respeito de aliados e adversários com vitórias alcançadas em território europeu, como a de Monte Castelo e a de Montese. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-da-infantaria-24-de-maio.html

DIA DO DATILÓGRAFO - 24 DE MAIO
Essenciais em qualquer escritório do planeta em décadas passadas, atualmente as velhas máquinas de escrever, elétricas ou mecânicas, são peças de museu. Foram substituídas ao longo dos anos pelos modernos computadores. O profissional especializado em datilografia passou para a história.
No dia 24 de maio, comemora-se o Dia do Datilógrafo, uma data que a informática tornou sem sentido. O datilógrafo usava máquina de escrever, que imprimia o texto diretamente em uma folha de papel. Se errasse uma letra que fosse, não tinha como deletá-la e escrever de novo. Restava-lhe reescrever o texto, ou apagar a letra errada. Neste caso, usava uma borracha, ou uma tinta branca, aplicada como quem passa esmalte na unha. Então, rebatia a letra certa. Não ficava um primor, mas... A máquina de escrever, afinal, era um utilíssimo instrumento mecânico, mas sem recursos especiais.
Os "tipos" (letra ou outro sinal, gravado em relevo numa das faces, para se reproduzir, por meio de impressão, em superfície apropriada) das máquinas de escrever tinham de ser limpos regularmente. A máquina foi indispensável desde que passou a ser fabricada em série, em 1868, nos Estados Unidos. O fabricante, Christopher Scholes, pediu à sua filha Lílian que experimentasse uma delas. Lílian foi considerada a primeira mulher da história a usar a máquina de escrever. Secretária – No centenário de seu nascimento, em 1950, os fabricantes dessas máquinas elegeram, para comemorar, a melhor datilógrafa. Surgiu daí o Dia da Secretária. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-datilografo-24-de-maio.html

DIA DO DETENTO - 24 DE MAIO
24 de maio é o Dia do Detento - uma homenagem ao crime e à contravenção. Com isso nosso legislador equiparou a condição de prisioneiro, à de profissionais nobres, como o médico, o professor, o bombeiro, a enfermeira e muitos outros...
A cada crime corresponde, no mínimo, uma família sofrendo. Será que haveria também o dia da vítima??? Na nossa deturpada escala de valores, é claro que não! Quem se importará com a sorte dos filhos dos policiais mortos em São Paulo? Por que acompanhar psicologicamente os traumatizados pelos seqüestros? Quem organiza o natal dos mártires?
As precárias condições das carceragens, com sua crua e chocante realidade, devem ter sido sua fonte de inspiração. A data é muito própria para uma reflexão sobre todo o nosso Direito Penal uma legislação de muitas regras, de muitos artigos, de muitos parágrafos e de muito, muito pouca Justiça! O excesso de palavras confunde, contradiz-se e, ao fim, abre brechas à impunidade.
A segurança, valor pela qual todos clamam, esvai-se na autoria não apurada, nas provas invalidadas do inquérito, no excesso de recursos, na liberalidade com que as punições são perdoadas. Proíbe-se, constitucionalmente, o trabalho do apenado que, quando o faz, está sendo “cortês” com o contribuinte. Permite-se a visita íntima, sem a devida cautela quanto à gravidez, jogando-se o destino deste fruto às expensas da caridade pública. Tripudia-se a memória dos mortos ao permitir-se a apelação em liberdade do condenado em júri popular. As injustiças praticadas contra as vítimas são mais sutis e menos visíveis, mas não menos cruéis.
No momento, temos de optar entre valores excludentes: de um lado a progressão da pena, de outro a certeza de que assassinos, não recuperados, matarão outras pessoas inocentes. Pergunto: quando nós, que vivemos apavorados atrás das grades de nossas casas, teremos o nosso direito a sair livres pelas ruas? Quando haverá a nossa progressão de regime? Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-detento-24-de-maio-dia-do.html

DIA DO VESTIBULANDO - 24 DE MAIO
Dia 24 de maio, comemora-se o Dia do Vestibulando, essa via de acesso à vida profissional que é percorrida pelo vestibulando. Comemoramos o vestibulando! Vivendo mais uma etapa na sua trajetória estudantil rumo ao futuro que escolheu. Sim, porque a partir da escolha de uma profissão, estará delimitando o tipo de vida que deseja ter dali para frente. Assim como a escolha da instituição na qual vai ingressar determina o tipo de profissional que será no mercado de trabalho. Percebe-se, então, que não se trata de um momento qualquer na vida de um adolescente recém-saído do Ensino Médio, de um simples x na letra a ou b. Mas de um período muito importante. Merece, portanto, a devida atenção. 
Há vestibulando que se destaca na hora de estudar. Tem aquele que precisa de absoluto silêncio para se concentrar e outro que não dispensa um heavy metal como trilha sonora de fundo. Seja lá qual for a sua opção, saiba que o importante é que você se sinta bem e relaxado na hora de estudar. Estudo + prazer = bons resultados.
É importante saber o horário em que a cabeça de cada um funciona melhor e se estudar em grupo ou separado ajuda ou prejudica. O lugar do estudo também é fundamental para um aproveitamento adequado. Prefere em casa, numa biblioteca ou só em sala de aula?
De qualquer forma, um conselho é válido para todos, independente do perfil: é recomendável que o estudante tenha hora para tudo, desde namorar até dormir e, logicamente, estudar. Mantendo, se possível, esses horários certos nos fins de semana, para não perder o pique.
Naturalmente que os horários irão mudar, de acordo com o relógio biológico de cada vestibulando, se ele for mais diurno, adepto das tardes ou mais chegado a estudar à noite ou de madrugada. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-vestibulando-24-de-maio-empregos.html

24 de maio é o Dia Nacional do Café, lembrado em inúmeras campanhas e ações promocionais regionalizadas em todo o Brasil. Incorporada desde 2005 no calendário oficial de eventos, a data serve para chamar a atenção dos consumidores para a importância de uma das bebidas mais apreciadas no mundo. No Brasil é paixão nacional, já que o café é a bebida que congrega e anima 95% dos brasileiros acima de 15 anos.
A entrada do café no Brasil aconteceu em 1727, pelo oficial português Francisco de Mello Palheta. Ele foi enviado à Guiana Francesa pelo governador do Pará, João da Maia da Gama, para resolver problemas de fronteira, mas também para trazer sementes do fruto que tinha grande valor comercial. Assim, mudas e sementes de café foram plantadas no Pará e dali, espalhou-se o cultivo para outros Estados, como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais (ainda hoje onde há uma das principais culturas) e São Paulo, que no final do século XIX e início do século XX, ficou conhecida como a “capital do café”.
Com o declínio das reservas de ouro em Minas Gerais e das crises internacionais do mercado de açúcar, vivemos o ciclo econômico do café no Brasil. O produto passou a ter influência também na política do país, com a alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais (notabilizada pela criação de gado leiteiro), que ficou conhecida como “política do café-com-leite”. Mais em Fonte: Peabirus / Cafeicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário