> TABOCAS NOTICIAS : 17 DE MAIO

sexta-feira, 17 de maio de 2013

17 DE MAIO

17 de Maio – Dia Mundial da Sociedade da Informação – World Information Society Day
O Dia Mundial da Sociedade da Informação foi instituído no dia 17 de maio por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, dando sequência ao encontro da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, ocorrido em Túnis, em 2005.
O dia era anteriormente conhecido como Dia Mundial das Telecomunicações, para comemorar a fundação da União Internacional de Telecomunicações, ocorrida em 17 de maio de1865. O primeiro Dia Mundial da Sociedade da Informação foi comemorado em 17 de maio de 2006.
O principal objetivo do dia é chamar a atenção de todo o mundo para as mudanças da sociedade proporcionada pela Internet e pelas novas tecnologias. A data também tem como objetivo ajudar a reduzir a exclusão digital. Mais em Fonte: Wikipédia

DIA DAS TELECOMUNICAÇÕES - 17 DE MAIO
O nome "telecomunicações" significa comunicações à distância, ou seja, tele (do grego têle = ao longe) + comunicações. No mundo atual, de relações internacionais cada vez mais estreitas e dependentes e, portanto, cada vez mais necessárias do ponto de vista social e econômico, as comunicações se apresentam como um domínio de extrema força.
São importantes caminhos para a propagação de ideologias e culturas, aproximando povos que vivenciam tanto realidades semelhantes quanto radicalmente diferentes.
Representada pelas chamadas infovias (rodovias da informação), a telecomunicação segue transpondo todas as barreiras e fronteiras possíveis. Satélites artificiais, fibra ótica, levam mensagens em forma de som, imagens ou dados informáticos, viabilizando a transmissão de um fato ou documento para vários lugares ao mesmo tempo. Mas, que bobagem, isso não é nada. É apenas a nossa realidade. A realidade do século XXI.

No início
O primeiro aparelho moderno de telecomunicação foi o telégrafo. Como no século XIX já eram conhecidas as leis da eletricidade e do eletromagnetismo, foi possível a Samuel Morse registrar, em 1840, a patente do telégrafo. Baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias. O método foi logo aceito no mundo todo.
Algum tempo após, em 1866, um cabo transatlântico já ligava a Europa à América, funcionando regularmente sem problemas. Não foi preciso mais que dez anos, após essa data, para que Alexander Graham Bell patenteasse o primeiro telefone. Também ainda naquele século, no ano de 1890, Heinrich Hertz fez uma descoberta importantíssima: as ondas eletromagnéticas, que contribuíram para a radiodifusão que viria a ser implantada futuramente. Era apenas o começo.

Sistemas antigos e atuais
Telégrafo - funciona com um transmissor, cabo e receptor.
Telex - da junção do telégrafo e da telefonia surgiu o telex, que transmite textos escritos à distância, por uma linha telefônica.
Radiotelefonia - transmissão telefônica através de ondas eletromagnéticas ou hertzianas, também conhecida como telefonia sem fio (não se trata, no entanto, da telefonia móvel). Outro exemplo de sistema que funciona por meio dessas ondas é o radar. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-das-telecomunicacoes-17-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário