> TABOCAS NOTICIAS : 13 DE MAIO

segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 DE MAIO

No início do século XIX, houve vários acordos entre os países escravocratas europeus para que a escravidão fosse abolida. A partir de 1810, a Inglaterra começou a exigir que o Brasil pusesse fim ao tráfico de escravos e, após 1822, essa exigência foi mais intensa, como condição para que fosse reconhecida a emancipação brasileira. Contudo, o tráfico teve continuidade, visto que nossa economia dependia da mão-de-obra escrava.
Setores da classe média emergente, formada por intelectuais, comerciantes, advogados e jornalistas, começaram a se mobilizar para pôr fim à escravidão. Para eles, o trabalho escravo era uma deformação que provocava atraso econômico e degradação social.
Muitos abolicionistas eram a favor do trabalho assalariado, mas temiam que a libertação dos escravos pusesse em risco a grande propriedade. Os moderados passaram a defender, na imprensa e nas tribunas, uma abolição em etapas. Os grupos radicais, porém, chegaram a apoiar rebeliões e fugas como forma de pressão contra o regime escravocrata. Mas todos tinham em comum o pensamento de que a escravidão era o grande motivo pelo qual o país se encontrava num grande atraso econômico. Mais em Fonte: Paulinas Online

No dia 13 de maio comemora-se nacionalmente o dia do Zootecnista. Nessa data, no ano de 1966, foi criado o primeiro curso de Zootecnia no Brasil. A profissão foi regulamentada em 4 de dezembro de 1968 pela Lei Federal número 5.550. Quem se forma no curso de zootecnia recebe o título acadêmico-profissional de zootecnista.
A zootecnia é a ciência que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos, ciência aplicada que trata da adaptação dos animais com potencialidades de domesticação ao ambiente criatório e, desta forma, aproveitá-los com a finalidade nutricional e econômica.
O Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal; as principais áreas de atuação são: Nutrição e Alimentação, Forragens, Genética e Melhoramento, Reprodução, Manejo, Instalações, Higiene, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal e Administração Rural. Mais em Fonte: Jornal da Ciência / Portal São Francisco

DIA DA ASCENSÃO - 13 DE MAIO
Desde o seu surgimento, o Dia da Ascensão é comemorado pelas Igrejas. Por muito tempo, os cristãos da antiguidade iam até o Monte das Oliveiras para festejar esse dia glorioso. Na verdade, nos quatro primeiros séculos a Ascensão era comemorada juntamente com o Dia de Pentecostes formando uma só Festa. Após 400 anos, há o desmembramento da Festa, reservando a comemoração do Dia da Ascensão após quarenta dias da Páscoa e dez dias depois o Dia de Pentecostes. Parece-nos que os antigos crentes apoiaram-se na literalidade dos 40 dias de Atos dos Apóstolos capítulo 1, versículo 3.

Atos e o Terceiro Evangelho de São Lucas. 
Estudiosos apontam que tanto o Evangelho de Lucas como o Livro de Atos dos Apóstolos formavam uma só obra literária. Depois de alguns anos ocorre a separação da obra, formando dois livros.

Atos dos Apóstolos
Lucas direciona sua obra a uma pessoa chamada Teófilo, nome proposital, pois significa “Amigo de Deus”. O Livro de Atos dos Apóstolos não pretende ser a princípio um livro histórico onde as datas, os locais e as personagens são descritos precisamente. O Livro de Atos dos Apóstolos procura trazer o testemunho das primeiras comunidades seguidoras de Jesus de Nazaré. Enquanto o Evangelho de Lucas nos fala da práxis de Jesus, o Livro dos Atos dos Apóstolos nos descreve a práxis das primeiras comunidades. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-da-ascensao-13-de-maio.html

DIA DA FRATERNIDADE BRASILEIRA - 13 DE MAIO 
Expressa no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem, a fraternidade é a afirmação de que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
É um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o trio que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. Vale lembrar que dos três foi o único que não esteve no lema Iluminista que era "Liberdade, Igualdade e Progresso".
Fraternidade é uma idéia que estabelece o homem como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal convive com seus semelhantes numa relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De uma certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.

DIA DO AUTOMÓVEL - 13 DE MAIO
Os primeiros automóveis
O título de "Pai do automóvel" pertence ao alemão Carl Benz , já que foi o responsável pelo "Benz", o primeiro automóvel, fabricado em 1885. O Benz, porém, era bem diferente dos carros de hoje: possuía apenas três rodas e andava a 13 km/h - o que era considerado muito ousado para a época! 

Carro de tres rodas - primeiros carros
Lançado pelo também alemão Gottlieb Daimler, o primeiro automóvel com quatro rodas, que também lançou o primeiro Mercedes, na Alemanha, em 1901. Isso ocorreu dois anos após ser introduzido o acelerador de pé. Também neste ano foi produzido o primeiro automóvel por David Buick. A partir da Buick Motor Car nasceu a General Motors, em 1908, que fabricou famosos automóveis das marcas Cadillac, Oldsmobile e Chevrolet. A fábrica Dodge surgiu em 1914 e depois, em 1928, foi incorporada à Chrysler. 
O automóvel no Brasil, chegou em 1893, em São Paulo. Era aberto, movido a vapor, com capacidade para dois passageiros e possuía rodas de borracha. Dez anos depois, havia seis carros circulando em São Paulo e, em 1904, já eram 83 automóveis. No Rio de Janeiro, o carro só chegou em 1897.
Quem ajudou a popularizar esse veículo, foi Henry Ford, que ajudou a popularizar, primeiro nos Estados Unidos e depois, no resto do mundo. Em 1896 ele fabricou seu primeiro automóvel e em 1903 fundou a Ford Motors Company. Ford partia do princípio de que era mais lucrativo produzir mais automóveis a um baixo preço e com menos luxo. Este pensamento, adaptado a outras produções, foi amplamente utilizado no mercado e deu origem à produção por linha de montagem. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-automovel-13-de-maio-os.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário