> TABOCAS NOTICIAS : 07 DE MAIO

terça-feira, 7 de maio de 2013

07 DE MAIO


7 de Maio – Dia do Oftalmologista

oftalmologista
Dia 7 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista. A origem da data remonta a 1930, quando foi fundada a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo.

O oftalmologista é o médico especializado no tratamento das doenças do olhos, seja de maneira clínica ou cirúrgica. Por isso, é com o médico dessa área que devemos nos consultar quando nossos olhos não estão trabalhando corretamente e nossa visão é prejudicada de alguma forma.
Miopia e astigmatismo são alguns dos problemas mais comuns que nos fazem buscar a ajuda de um oftalmologista e, geralmente, um par de óculos ou de lentes de contato são suficientes para suprir as deficiências.
No entanto, estamos sujeitos também a catarata, conjuntivite, estrabismo, glaucoma, retinopatia, toxoplasmose etc. E para cada situação, o oftalmologista prescreverá um tratamento diferenciado.
Os números indicam que, cada vez mais, essa profissão vem sendo valorizada no Brasil. São 11 mil oftalmologistas, mais de 1 milhão de cirurgias realizadas anualmente, mais de 100 mil empregos, mais de 10 milhões de consultas por ano, mais de 300 mil adaptações de lentes de contato por ano. Fonte: Agencia de Noticias do Acre ∕ Portal São Francisco

DIA DO SILÊNCIO - 07 DE MAIO
De acordo com definição do dicionário, silêncio é a ausência de barulho, sons, vozes e ruídos, é a expressão criadora do poeta, o grito eloquente da dor, o eco reflexivo interior, sintoma da solidão, o clamor contra a opressão.

O silêncio é também, força e caminho propício à introspeção e à meditação, se observado do ponto de vista da espiritual. Em busca da fonte inesgotável de paz e harmonia, caminham os peregrinos pelo silêncio dos grandes desertos.

Na sutileza e transparência, o mistério do silêncio é a força que nos dá a medida exata da pureza, da riqueza interior e da humildade, o qual demonstra até a dimensão da alma. Existe também o silêncio que manipula, que tortura, o chantagista, o rancoroso, o zombeteiro, o que visa desprezar.

O silêncio pode ser confidente, quando deixa de dizer o que se murmura na intimidade do amor e da amizade. Valioso é o silêncio que acontece ante à intolerância e às injustiças, como o silêncio de Cristo diante dos acusadores, o silêncio dos espaços infinitos diante da quase infinita capacidade nossa de falar ou escrever sem razão.

Na razão, o calar é deixar ser ouvida a voz mais profunda da verdade, da suavidade e da serenidade.

A Lei do Silêncio - Rio de Janeiro

LEI Nº 126, DE 10 DE MAIO DE 1977.

Dispõe sobre a proteção contra a poluição sonora, estendendo, a todo o Estado do Rio de Janeiro, o disposto no Decreto-Lei nº 112, de 12 de agosto de 1969, do ex-Estado da Guanabara, com as modificações que menciona.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

TÍTULO I
DAS PROIBIÇÕES

Art. 1º - Constitui infração, a ser punida na forma desta Lei, a produção de ruído, como tal entendido o som puro ou mistura de sons, com dois ou mais tons, capaz de prejudicar a saúde, a segurança ou o sossego público.

Art. 2º - Para os efeitos desta Lei, consideram-se prejudiciais à saúde, à segurança ou ao sossego público quaisquer ruídos que:

I - atinjam, no ambiente exterior ao recinto em que têm origem, nível sonoro superior a 85 (oitenta e cinco) decibéis, medidos no cursor C do “Medidor de Intensidade de Som”, de acordo com o método MB-268, prescrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas; Mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/lei-do-silencio-dia-do-silencio-07-de.html

7 de Maio – Dia Mundial das Crianças Afetadas pela AIDS – World AIDS Orphans Day

crianças_aids
O objetivo desse movimento é influenciar as autoridades para que criem programas adaptados às necessidades dessas crianças, com o fim de integrá-las à sociedade. Várias cidades do mundo já oficializaram o dia 7 de maio como dia de reflexões e de ações visando a inclusão com qualidade e respeito a essas crianças e adolescentes. Objetiva-se dessa maneira usar a aliança do número maior possível de cidades como prova de credibilidade, com o fim de fazer os governos honrarem todas as promessas feitas na “Declaração de Compromisso sobre HIV/AIDS” de junho de 2001, durante a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas.

No Brasil, apesar da decisão no encontro Nacional de ONGs/aids do reconhecimento desse dia, o Congresso Nacional não tomou qualquer iniciativa de reconhecer essa data.
A epidemia da Aids no mundo tem causado estragos irrecuperáveis em todos os continentes sendo que em muitos locais são agravados pela falta de um tratamento adequado e as dificuldades em acesso aos medicamentos. Essa epidemia tem tido um grande reflexo sobre as crianças e adolescentes, público esse que depende de ações do movimento organizado para ter suas vozes ouvidas nas mais diferentes esferas. Mais em Fonte: GAPA / Scouts

7 de Maio (Data Móvel) – Dia Mundial Contra a Asma – World Asthma Day

asma2
O Dia Mundial de Combate a Asma é comemorado anualmente na primeira terça-feira de maio.

A asma é uma doença inflamatória dos brônquios que provoca crises de falta de ar em pessoas com alergias. Esse problema pode ter vários graus de gravidade (mais moderado, mais grave ou intermédio), que depende da frequência com que aparece, porque há pessoas que tem crises todos os dias e há outras que só tem uma vez por ano. Os diferentes graus são avaliados e medicados de acordo com a frequência em que surge a crise de asma, ou seja, se a pessoa tem crises todos os dias, todas as semanas, todos os meses ou só uma vez por ano.
Os sintomas dessa doença são variados como a falta de ar, a chiadeira, os gatinhos e a pieira. Por vezes, pode surgir durante a noite, durante o dia ou durante um exercício físico, uma tosse seca e irritativa. Para tal existem tratamentos para ajudar a “aliviar” esse problema alérgico como por exemplo: medicamentos para a terapia a fundo (para tirar a inflamação que a alergia provoca); medicamentos para abrir os brônquios (a crise de asma surge porque os brônquios apertam o que impede que o ar passe); Mais em Fonte: Notícias da Atualidade / World Asthma Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário