> TABOCAS NOTICIAS : TV DIGITAL: Desligamento de sinal analógico será em 2018

quarta-feira, 10 de abril de 2013

TV DIGITAL: Desligamento de sinal analógico será em 2018

O Ministério das Comunicações decidiu esticar o cronograma de desligamento das TVs analógicas, prorrogando seu fim para 2018. A mudança exigirá alteração do decreto que regulamenta a implantação da TV digital no país.

Inicialmente, o modelo previa que todo o processo fosse concluído em apenas um ano. O fim dos canais analógicos e o início do funcionamento dos digitais ocorreria em 2016.

Em fevereiro deste ano, o governo decidiu antecipar o início dessas ações em um ano. Agora, adiou seu fim em dois anos. A operação, portanto, será concluída entre 2015 e 2018. O motivo da mudança, segundo o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, se deve à necessidade de adaptação das famílias brasileiras.

Em 2015, a faixa de 700 MHz, hoje ocupada pelos radiodifusores, dará espaço para a entrada em operação da internet 4G, que oferece velocidade de conexão até dez vezes superior a 3G.

Grupo de trabalho formado por representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) trabalha na elaboração do cronograma para desligamento dos canais, Estado por Estado. A expectativa é de que o documento esteja pronto no próximo mês.

O processo de digitalização deve começar pelo estado de São Paulo. A população de baixa renda deve receber benefício para conseguir acesso aos equipamentos digitais, com a criação da chamada "bolsa novela". http://www.carlosferreirajf.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário