> TABOCAS NOTICIAS : Se a PEC for aprovada é melhor que se feche o Supremo, diz Gilmar Mendes

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Se a PEC for aprovada é melhor que se feche o Supremo, diz Gilmar Mendes


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2011, que submete decisões da Corte ao crivo do Congresso Nacional. O magistrado afirmou nesta quinta-feira (25/4) que se a medida for aprovada pelo Legislativo será melhor “fechar” a Suprema Corte.

Questionado se a proposta afronta a Constituição, o ministro foi enfático: “Não há nenhuma dúvida. Ela é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição. É evidente que é isso. Eles rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal”, criticou Gilmar Mendes.

O ministro não poupou críticas à iniciativa da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que aprovou a PEC em sessão realizada na quarta-feira. “O que ficou entendido nesse episódio é o fato de uma matéria dessa gravidade ter sido aprovada por aclamação, por votação simbólica, sem uma manifestação em sentido contrário. É constrangedor, eu acredito, por uma comissão que se chama de constituição e justiça. Onde está a constituição e a justiça nesta comissão?”

A PEC 33 prevê que todas as súmulas vinculantes editadas pelo STF e as declarações de inconstitucionalidade de emendas sejam submetidas à aprovação da Câmara e do Senado. Caso os legisladores derrubem a decisão do Supremo, há a possibilidade de o tema ir a plebiscito. A proposta estabelece ainda a necessidade de nove votos no mínimo para que uma lei seja julgada inconstitucional. Atualmente, o quórum mínimo para tal fim é de seis votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário