> TABOCAS NOTICIAS : MT: Cerveja Cuiabana já é uma realidade; Benedita !

terça-feira, 16 de abril de 2013

MT: Cerveja Cuiabana já é uma realidade; Benedita !

A fabricação de uma cerveja caseira pode ir além de usar ingredientes essenciais, como malte e lúpulo. É, também, a oportunidade de criar uma identidade única para a bebida, com o uso de receitas tradicionais de uma região - mesmo que, à primeira vista, a mistura pareça improvável.
Em Cuiabá, os jornalistas Anselmo Carvalho Pinto e Rodrigo Vargas, que fazem cerveja por hobby, resolveram ir por esse caminho. Assim, criaram a "Benedita", com a proposta de ser tipicamente regional.
A do tipo Pale Ale (mais clara) é feita com pixé (milho torrado, açúcar e canela). A Stout (escura) leva furrundu (mamão e rapadura) em sua receita. Dois doces típicos da terra cuiabana.

“A ideia era fazer uma cerveja que explorasse a questão regional. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a gente sabe que tem gente que faz cerveja com chimarrão. Queríamos ir por esse caminho também”, conta Rodrigo.

Em relação ao nome, a ideia era algo que fosse a cara de Cuiabá. O santo, São Benedito é o mais popular e o nome, em si, também é bastante comum na cidade. Não por acaso, a imagem da tradicional igreja de São Benedito, localizada no centro de Cuiabá, está no rótulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário