> TABOCAS NOTICIAS : Explosão de solidariedade entre argentinos após inundação

sábado, 6 de abril de 2013

Explosão de solidariedade entre argentinos após inundação

Argentinos formam filas para doar produtos de primeira necessiade para pessoas afetadas pela tempestade em La Plata. Foto: AFP PhotoOs gestos solidários seguiam se multiplicando nesta sexta-feira entre os argentinos convocados a participar de uma grande operação de distribuição de alimentos, roupas e medicamentos para atender às necessidades de milhares de afetados pelo trágico temporal que deixou 59 mortos, 51 deles na cidade de La Plata.

"As pessoas estão mais tranquilas. As coisas estão chegando. Estão chegando aos bairros" de La Plata, explicou nesta sexta à AFP Andrea Balleto, coordenadora de um centro que recebe doações em um subsolo do Teatro Argentino, no coração desta cidade, a 63 km de Buenos Aires.

O complexo artístico inaugurado em 1890, restaurado um século depois após um incêndio, agora funciona temporariamente como um centro de coleta de donativos.

Balleto, encarregada da Unidade de Política do Ministério de Governo da Província de Buenos Aires, indicou que a ajuda recebida desde quinta-feira de empresas e particulares está sendo distribuída em refeitórios e em casas para crianças.

"Fizemos um levantamento com os centros comunitários para ver de que precisavam prioritariamente", acrescentou Balleto, de 39 anos, enquanto mais de 60 funcionários da província e jovens voluntários do bairro de San Carlos separavam as doações de roupas das demais.

"Até agora, ajudamos umas 3.000 famílias", disse.

Sob o sol do meio-dia, a cerca de 300 metros caminhões militares circulavam por uma das principais avenidas seguidos de caminhonetes do governo rumo ao norte da cidade carregados com colchões, cobertores e água.

Em La Plata, cidade de 900.000 habitantes que abriga uma prestigiosa universidade pública, já são vários os centros de distribuição doações, como o moderno estádio Unico.

Neste estádio ainda há cerca de 400 desabrigados ou desalojados, dos 2.500 que chegou a receber no momento mais crítico da inundação após o temporal sem precedentes de terça e quarta-feira.

"Há 400 caminhões que estão chegando com doações. Quero agradecer às milhares de vozes silenciosas, de todos os níveis sociais, que demonstraram uma grande sensibilidade", disse Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires.

O Papa doou 50.000 dólares à Arquidiocese de La Plata para que sejam destinados à ajuda emergencial, informou a Agência de Informações Católica Argentina (AICA).

Das escadarias da Catedral, diante da Praça de Maio, a cem metros da Casa Rosada (governo), partiu nesta sexta para La Plata o oitavo caminhão cheio de mercadorias, colchões e roupas.

"Agora as pessoas precisam de água, muita água mineral, leite 'longa vida', cloro, detergente", disse a jovem voluntária Yamila Anze, de 26 anos.

Dezenas de pessoas fizeram fila durante todo o dia para entregar bolsas e caixas com mercadorias, enquanto o tráfego chegou a ser complicado pelos veículos que paravam por alguns minutos em fila dupla e até tripla para deixar doações.

A presidente Cristina Kirchner agradeceu a solidariedade da população durante um discurso na noite desta sexta no qual anunciou uma ajuda econômica de cerca de US$ 350 milhões de dólares para os afetados pelas chuvas. AFP - Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário