> TABOCAS NOTICIAS : “CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”: QUAL É O SEU?

sábado, 20 de abril de 2013

“CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”: QUAL É O SEU?

Os desmandos administrativos, as denúncias de sonegação, a corrupção, fraude, tráficos de influência tem fomentado o sistema politico nacional, fazendo com os brasileiros fiquem na certeza de que a falta de ética social está limitando todos aqueles, que a priore, deveriam estar trabalhando em beneficio do povo e a serviço do povo. Porém, já é publico e notório que a corrupção e o descalabro já esta atrelada ao histórico da politica brasileira, de tal forma, que nos dá a impressão que todo o sistema politico nacional é geneticamente corrupto e não existe nada que consiga mudar o quadro em que a politica se encontra. O ultimo Índice de Percepção de Corrupção e Transparência Internacional, feita em dezembro de 2011, que tem como meta a avaliação dos países mais corruptos do mundo, coloca o Brasil em situação confortável, ocupando o 73º lugar entre os 183 países avaliados. Porém, após a pesquisa feita, já se passaram mais de um ano e a corrupção tem demonstrado um aumento significativo entre os nossos governantes. 

Nas campanhas politicas, as propagandas eleitorais, os panfletos, outdoors, mostram frases que ostenta ética e seriedade, os candidatos demonstram ser pessoas serias e comprometidas com os problemas sociais da comunidade que quer representar, mas os mesmos indivíduos que ostentavam a ética e a seriedade, quando assumem o poder se transformam e terminam se adaptando ao sistema corrupto que o cerca. ”O cenário politico municipal abre as portas da politica, é lá que o cidadão apodrece” diagnosticou Vera Miranda, cientista politica pela USP. Os deputados, cidadãos que deveriam está zelado pelo erário público e trabalhando para angariarem verbas que beneficie suas bases eleitorais, já usam do subterfugio do funcionário fantasma para roubar o dinheiro publico; Uma atitude que confronta com os princípios de campanha, onde o povo deveria ser o primeiro informado sobre os acontecimentos. A falta de ética já se alastra em quase todos os políticos, os mais experientes sabem onde se inicia o problema e já possuem diretrizes para solucioná-lo. Todos nós sabemos que o problema da corrupção politica está ligado ao sistema eleitoral, pois enquanto o poder econômico estiver envolvido, a corrupção tem um terreno fértil para proliferar. 

Existe um ditado popular que diz: “O poder fascina e o dinheiro vicia”. A ética então se torna irrisória diante do glamour destes dois atributos humanos. Porém se podemos apontar políticos que conseguiram manter-se longe do sistema corrupto, podemos afirmar que a corrupção não está no cerne do homem. E se o meio influencia o homem e o homem influencia o meio, ele mesmo pode transformá-lo diante da sua necessidade em ser um homem ético. O problema é: será que quando a humanidade perceber que saúde, educação e segurança são mais importantes do que o dinheiro e o poder, haverá lideres capazes de modificar a genética do sistema politico e homens dispostos a consertar o estrago social das consequências das nossas escolhas? Somos nós o povo que elegemos os nossos representantes, portanto a responsabilidade de fiscalizar, banir e repudiar as atitudes corruptas do sistema politico é do povo, que deverá analisar, avaliar os seus candidato, devem assistir o horário politico para conhecer a história de luta e de vida de cada pretendente a um cargo público. Pois, sabemos que cada povo tem o governo que merece. Então, cidadão, nós perguntamos: Que governo você merece ter? Lembre-se que o futuro politico da sua cidade, sempre estará em suas mãos. 

Texto de Maria José Gonçalves (Tia Nen) para a Coluna Tabocas
Psicóloga formada pela Universidade Salesiana de Vitória do Espirito Santo. 
tianenreis@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário