> TABOCAS NOTICIAS : Brasil: Exploração de petróleo perto de índios isolados preocupa Funai

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Brasil: Exploração de petróleo perto de índios isolados preocupa Funai


Cinco anos após Terra Magazine publicar com exclusividade imagens dos índios de uma das quatro etnias isoladas que vivem na fronteira do Acre com o Peru, o indigenista Carlos Travassos, 33, chefe da Coordenação-Geral de Índios Isolados (CGII) da Fundação Nacional do Índio (Funai) avalia a política do governo em defesa das populações que são consideradas as mais vulneráveis do País.
A expansão da indústria petroleira na Amazônia Ocidental vem sendo apontada como uma grande ameaça aos povos indígenas, sobretudo os que vivem em isolamento. Organizações de defesa dos indígenas têm alertado o governo que a atividade petroleira ao sul da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, atropelou direitos dos povos indígenas durante o processo de licenciamento.
No Acre, o trabalho de prospecção de petróleo e gás está bastante avançado. Nesta semana aconteceu a inclusão da Bacia do Acre no bloco de bacias que serão licitadas em outubro pela Agência Nacional do Petróleo. Continue lendo no Blog do Altino

Nenhum comentário:

Postar um comentário