> TABOCAS NOTICIAS : Bahia já tem quase 30 mil casos de dengue registrados desde janeiro

sábado, 20 de abril de 2013

Bahia já tem quase 30 mil casos de dengue registrados desde janeiro

As estatísticas de 29.363 casos notificados de dengue no Estado colocam a Bahia em situação de alerta de surto da doença. Com base nos dados divulgados pela Secretária de Saúde do Estado (Sesab), nos primeiros quatro meses desse ano, o aumento da proliferação da dengue representa 10% a mais do que o mesmo período do ano passado. Porém, esses dados podem ser superiores, uma vez que alguns municípios faltam atualizar suas estatísticas. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde coloca a capital baiana e mais outras nove cidades baianas em estado de alerta no combate ao mosquito. 

Em Salvador, os bairros com maiores índices registrados são os da Liberdade, São Caetano, Valéria, Cabula, Tancredo Neves, Pau da Lima e o Subúrbio Ferroviário. Com relação as cidade do interior da Bahia, a Sesab listou Jequié, Brumado, Teixeira de Freitas, Guanambi, Feira de Santana, Barreiras, Tanque Novo, Paramirim e Seabra, que tiveram um aumento nos dados, sendo Jequié com 2.477 e Teixeira de Freitas com 2.446 notificações da doença. A Sesab ainda informou que 31 pessoas foram diagnosticadas com febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da doença, deste, 5 morreram. Os municípios onde ocorreram o tipo mais grave da doença foram: Brumado que teve 1 caso, Caculé, 1, Candiba, 1, Feira de Santana, 4, Ibotirama, 1, Ilhéus, 1, Itamaraju, 1, Jacobina, 1, Jaguaquara, 1, Jequié, 1, Manoela Vitorino, 4, Nova Viçosa, 3, Paratinga, 1, Rafael Jambeiro, 1, Rio Antônio, 1, Salvador, 1, Seabra, 1, e Teixeira de Freitas com 2. Os óbitos foram confirmados nas cidade de Jequié, Candiba, Jaborandi, Seabra e Manoel Vitorino. 

Em entrevista anterior a esse jornal, Geruza Moraes, gerente do Controle de Zoonoses da capital explicou que os maiores criadouros do mosquito são os reservatórios baixos, como tanques feitos no chão. Ela salientou ainda que os cuidados são importantes para prevenir a proliferação da doença e chamou atenção de toda a sociedade no combate da doença. “É preciso que todos abracem a causa e vamos juntos ajudar no trabalho para evitar acúmulo de água parada. Limpar os ambientes dentro de casa e nos quintais para evitar foco do mosquito e também denunciar algum vizinho que esteja acumulando água parada em casa ou terreno”. Devido à eminência de surto de dengue na Bahia, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 13,2 milhões para as ações de combate à dengue. Os recursos são destinados ao aprimoramento das medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Segundo as informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o recurso será destinado a todos os 417 municípios do estado. Ao todo, o Governo Federal repassou verba de R$ 173,2 milhões para diversas regiões do país. (TRIBUNA DA BAHIA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário